quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Aos 40 anos, e-mail insiste em ignorar decretos de morte

Correio eletrônico é ameaçado pelas redes sociais e spam.
Primeira mensagem com o símbolo ‘@’ foi enviada em 1971.

Altieres Rohr Especial para o G1
Ray Tomlinson, criador do e-mail (Foto: Divulgação/Computer History Museum)Ray Tomlinson, criador do padrão de e-mail
(Foto: Divulgação/Computer History Museum)
Em 1971, uma época em que o ‘@’ ainda era digitado com a combinação de teclas “SHIFT+P”, Ray Tomlinson estudava o programa “SNDMSG”, que permitia o envio de e-mails para usuários de um mesmo computador – na ocasião, um mesmo “computador” era usado por muitas pessoas. Com algumas melhorias, Tomlinson percebeu que poderia enviar mensagens para outros sistemas, mas precisava de algo para separar o nome do usuário do computador. Nascia  o padrão “usuário@computador” e também o primeiro e-mail. O formato chega aos 40 anos após ouvir diversos decretos de morte - inclusive de sistemas como o Google Wave, que deixaram de existir antes de "assassinar" o antigo e-mail.
Mensagens eletrônicas eram enviadas internamente antes da possibilidade de se enviar algo pela rede existir. A caixa de entrada era apenas um arquivo no sistema no qual o protocolo tinha apenas permissão para acrescentar informações e não editar, ler ou remover. Isso funcionava foi complementado por Tomlinson com base no Cryptnet, outro protocolo que ele desenvolveu para enviar arquivos pela rede, e com isso o e-mail deixou de ser uma mera caixa de recados entre usuários do mesmo computador.
Ray Tomlinson conta em seu site que não lembra o conteúdo do primeiro e-mail, mas que provavelmente foi algo sem sentido como “QWERTYUIOP”. Ele lembra, porém, porque escolheu o símbolo “@”: ele não era usado em nomes e não era nenhum caractere especial em nenhum editor de texto da época. No Brasil, o “arroba” é uma unidade para medir massa que vale 15 quilogramas.
Evolução
Em 1970 não exista ainda o “.com” e ler mensagens individuais não era possível inicialmente. O primeiro e-mail foi enviado entre dois computadores que estavam lado a lado, mas que estavam conectados apenas pela Arpanet – a rede embrionária que deu origem à internet dos dias atuais.
Na década de 80, o formato de e-mail seria usado na Usenet e na criação de listas de discussão, mas já com extensas mudanças. As tecnologias atuais (o SMTP, o POP, e o IMAP) apareceriam na década de 80 para adequar o e-mail à rede IP (internet), que estava substituindo a Arpanet. Com algumas mudanças, esse é o mesmo e-mail usado até hoje. Os primeiros webmails surgiram em 1995.
Máquina funcionou como primeiro servidor de e-mail do mundo (Foto: Divulgação/Computer History Museum)Máquina funcionou como primeiro servidor de e-mail do mundo (Foto: Divulgação/Computer History Museum)
E-mail ainda é mais popular que redes sociais
Determinar a quantidade de mensagens de e-mail que circula diariamente é complicado porque não existe uma autoridade que verifica e conta todas as mensagens. Empresas especializadas no ramo como a Radicati e a Commtouch estimam que 30 bilhões de mensagens de e-mail legítimas são enviadas por dia, mas outras 100 a 200 bilhões de mensagens são spam – número que caiu em 2011 com o desmantelamento de algumas redes criminosas.
O número pode ser comparado ao Twitter, que em abril revelou receber 350 milhões de tuítes por dia. O Facebook afirmou em novembro de 2010 que quatro bilhões de mensagens são enviadas no site por dia – mas essa estatística inclui as mensagens de chat.
A maioria das redes sociais – ditas concorrentes do e-mail – ainda envia notificações a seus usuários via e-mail. Algumas delas, repetidamente. Outros concorrentes, como o Google Wave, desapareceram antes mesmo de conseguir espaço.
Apesar das redes sociais e dos softwares de mensagem instantânea e chat, o e-mail continua fazendo circular bilhões de mensagens por dia e servindo como autenticação de registro em diversos serviços e sites da web.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

INSTITUTO GASTON, SEMPRE COM VOCÊ!

Começa emissão de Carteirinhas Estudantis

Começa nesta segunda-feira, dia 29 de agosto de 2011, a campanha de confecção de Carteiras de Identificação Estudantil da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Dom Eliseu - UMESDE.

Todo estudante brasileiro que se identifique com a Carteira Estudantil, tem direito à obtenção de descontos de 50% dos ingressos em shows, cinemas, teatros, e outros eventos culturais, desportivos e de lazer.

Em Dom Eliseu, uma parceria entre a UMESDE e o INSTITUTO GASTON, garantirá a Carteirinha Estudantil GRATUITAMENTE para todos os estudantes do Município.

"O INSTITUTO GASTON patrocinou integralmente as carteirinhas, demonstrando seu empenho em ver respeitado o direito dos estudantes", Afirmou o Presidente da UMESDE Charles Wachtel.

"É uma honra poder contribuir com os estudantes, garantindo que todos tenham acesso à carteirinha que antes era cobrada e tinha um custo alto. Agora, todos os estudantes vão ter a carteirinha de graça", afirmou o Presidente do INSTITUTO GASTON, o Sr. Gaston.

As carteiras devem ser solicitadas no escritório da APOSENTAR - Associação dos Aposentados e Pensionistas de Dom Eliseu e Região, que mantém parceria e escritório conjunto com a UMESDE, situado na Rua Jequié, 221, Esplanada, Dom Eliseu, em frente ao novo quartel da Polícia Militar.

Formulário de solicitação da carteira estudantil
Para maior agilidade na confecção de sua carteirinha, IMPRIMA O FORMULÁRIO acima, preencha com os dados solicitados, leve à secretaria de sua instituição escolar, para receber carimbo e assinatura da direção. Em seguida, procure o Escritório Aposentar Rua Jequié, 221, Esplanada, Dom Eliseu, em frente ao novo quartel da Polícia Militar. Após a entrega de seus dados, visitem o blog para conferir a emissão de cada lote e saber se seu nome está na lista emitida.

domingo, 28 de agosto de 2011

MEC--Seis em dez alunos não sabem calcular o troco



Fabiana Cambricoli
do Agora
Seis em cada dez alunos do 3º ano do ensino fundamental da rede pública do Sudeste não sabem calcular quanto deveriam receber de troco na hora de uma compra.
É o que mostra os resultados da Prova ABC, divulgados ontem pelo movimento Todos Pela Educação, um dos realizadores do exame.
No exame, 6.000 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país foram avaliados em matemática, leitura e escrita.
Na primeira disciplina, ter desempenho dentro do esperado indicava dominar as operações de soma e subtração.
No Sudeste, 64,4% --ou seis em cada dez alunos-- mostraram conhecimento abaixo do esperado para o seu nível. Não foram divulgados dados por cidade.
O mau desempenho se repetiu na rede pública de todo o país.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CONQUISTA DO POVO JUNTO A GASTON E Dr. ADRIANO

FONTE: O Blog do Gaston 

GASTON PEDE E JUSTIÇA DETERMINA! CELPA não pode efetuar cortes de energia no bairro Liberdade

Após a intervenção do Gaston, que disponibilizou a sua assessoria jurídica na pessoa do Dr. Adriano Magalhães, para ajuizar ação contra a CELPA por causa do valor abusivo nas contas de energia elétrica dos moradores do Bairro Liberdade, o Juiz da Comarca de Dom Eliseu concedeu LIMINAR para determinar que a CELPA - Centrais Elétricas do Pará S/A se abstenha de incluir o nome dos moradores do Bairro em qualquer cadastro de inadimplentes, a exemplo do SPC, SERASA, etc..., ou se já feito, que proceda imediatamente a retirada no prazo de 10 dias, até decisão final do processo, sob pena de multa diária por descumprimento no valor de R$ 500,00.


Gaston em reunião com moradores do Bairro Liberdade

Na mesma decisão, o juiz determinou que a CELPA se abstenha de interromper o fornecimento de energia elétrica.

A decisão atendeu pedido para que o Juiz determinasse que a CELPA não efetuasse cortes ou incluísse nomes dos moradores nos cadastros de proteção ao crédito, uma vez que por culpa da CELPA os valores cobrados na conta de energia dos moradores do Bairro Liberdade foi muito alto.

Gaston em reunião com moradores do Bairro Liberdade
Com esta decisão, os moradores que entraram com a ação não precisam efetuar o pagamento da conta do mês de Julho de 2011, justamente a conta mais alta, pelo menos até o final do processo, onde o Juiz irá decidir, inclusive, se a CELPA deverá pagar indenização aos moradores.

Íntegra da decisão do Juiz

Íntegra da decisão do Juiz

Íntegra da decisão do Juiz

 ADRIANO MAGALHÃES

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

GASTON PEDE E JUSTIÇA DETERMINA! CELPA não pode efetuar cortes de energia no bairro Liberdade

Fonte: O Blog do Gaston

Após a intervenção do Gaston, que disponibilizou a sua assessoria jurídica na pessoa do Dr. Adriano Magalhães, para ajuizar ação contra a CELPA por causa do valor abusivo nas contas de energia elétrica dos moradores do Bairro Liberdade, o Juiz da Comarca de Dom Eliseu concedeu LIMINAR para determinar que a CELPA - Centrais Elétricas do Pará S/A se abstenha de incluir o nome dos moradores do Bairro em qualquer cadastro de inadimplentes, a exemplo do SPC, SERASA, etc..., ou se já feito, que proceda imediatamente a retirada no prazo de 10 dias, até decisão final do processo, sob pena de multa diária por descumprimento no valor de R$ 500,00.


Gaston em reunião com moradores do Bairro Liberdade

Gaston em reunião com moradores do Bairro Liberdade
Na mesma decisão, o juiz determinou que a CELPA se abstenha de interromper o fornecimento de energia elétrica.

A decisão atendeu pedido para que o Juiz determinasse que a CELPA não efetuasse cortes ou incluísse nomes dos moradores nos cadastros de proteção ao crédito, uma vez que por culpa da CELPA os valores cobrados na conta de energia dos moradores do Bairro Liberdade foi muito alto.

Com esta decisão, os moradores que entraram com a ação não precisam efetuar o pagamento da conta do mês de Julho de 2011, justamente a conta mais alta, pelo menos até o final do processo, onde o Juiz irá decidir, inclusive, se a CELPA deverá pagar indenização aos moradores.

Íntegra da decisão do Juiz

Íntegra da decisão do Juiz

Íntegra da decisão do Juiz

 ADRIANO MAGALHÃES

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Conquiste seus direitos


A partir de segunda feira dia, 29 de agosto, a UMESDE, União Municipal dos Estudantes de Dom Eliseu, dará inicio a campanha de confecção de carteiras estudantis, com ela, alunos de escolas Municipais, Estaduais, Universitárias e Particulares, têm garantido em lei, estabelecida em cada Estado da federação, descontos de 50% por cento em passagens de transportes coletivos, compra de livros em exposição e entrada em eventos culturais e desportivos.
Para obter informações, procure o escritório Adriano Magalhães, na Rua Jequié, em frente à Escola Turma da Mônica, do Dr. Khalil ou entre em contato com Magno no Instituto Gaston, funcionando no mesmo prédio.
O Blog do Gaston

terça-feira, 23 de agosto de 2011

ESCOLA PROFESSORA OSVALDINA DADAN DA SILVA III BIM


ESCOLA PROFESSORA OSVALDINA DADAN DA SILVA
PLANEJAMENTO III BIMESTRE
Professor Ronaldo da Conceição Sousa ( Russou)
O movimento de volta às aulas também é o momento de diagnóstico, observar os avanços e os possíveis regressos dos alunos devido o afastamento para as férias, como também é o momento de aprofundar os conhecimentos dos alunos que, ao termino do ano, deverão estar aptos a cursarem a série seguinte.
*Objetivos Gerais
Proporcionar aos alunos uma recepção acolhedora com atividades variadas.
*Objetivos específicos
*Possibilitar aos alunos um conhecimento da série seguinte
*Promover uma discussão sobre os temas diários
*Proporcionar aos alunos desejo de opinar sobre assuntos diversos
*Métodos
Todos os conteúdos serão, antes, abordados oralmente e cobrado interferências do alunado após esta etapa, todo o material será, agora, escrita na lousa para explanação escrita e subjetiva
*Recursos
Para a realização de atividades propostas, utilizar-se o quadro-negro, material digitado, copiada e digitalizada no caderno
*Avaliação
De forma contínua, a avaliação levará em conta oralidade, postura em sala, comportamento em grupo e por último, um teste no estilo tradicional
Língua portuguesa
*Classes gramaticais
*Figuras de linguagem
*Interpretação textual
*Contos
*Lendas
*Mitos
*Leitura e produção textual
Matemática
*Identificar tipos de operação
*compreender em problemas matemática adição, subtração, divisão e multiplicação
*Solucionar problemas e expressões matemáticas
*Contextualizar as quatros operações
História
*Compreender fatos históricos
*Compreender a criação de datas comemorativas
*Opinar subjetivamente sobre fatos históricos
*Semana da Pátria
Geografia
*Inferir sobre dimensões territoriais
*Ler e Compreender Mapas
*Localização geográfica
*Calcular distâncias a partir de gráficos
Ciências
*Mudanças no corpo humano
*Fenômenos naturais
*Animais vertebrados
* Animais invertebrados
* Animais Mamíferos
* Animais domésticos
* Animais selvagens
Artes
*Compreensão de gravuras
*Confecções de mapas
*Confecção de cartazes, contendo explicações sobre as quatro operações de matemáticas
*Confecção de jogos recreativos
Ensino religioso
*Valores pessoais
*Diversidades religiosas
*Conceitos religiosos
*Conceitos sociais
Educação física
*Jogos recreativos
*Jogos coletivos
*Jogos livres

Planejamento III bimestre EJA Dom Eliseu-PA.


ESCOLA ANEXA CHINESA
PLANEJAMENTO EJA III BIMESTRE
 Professor Ronaldo da Conceição Sousa (Russou)
O movimento de volta às aulas também é o momento de diagnóstico, observar os avanços e os possíveis regressos dos alunos devido o afastamento para as férias, como também é o momento de aprofundar os conhecimentos dos alunos que, ao termino do ano, deverão estar aptos a cursarem a série seguinte.
*Objetivos Gerais
Proporcionar aos alunos uma recepção acolhedora com atividades variadas.
*Objetivos específicos
*Possibilitar aos alunos um conhecimento da série seguinte
*Promover uma discussão sobre os temas diários
*Proporcionar aos alunos desejo de opinar sobre assuntos diversos
*Métodos
Todos os conteúdos serão, antes, abordados oralmente e cobrado interferências do alunado após esta etapa, todo o material será, agora, escrita na lousa para explanação escrita e subjetiva
*Recursos
Para a realização de atividades propostas, utilizar-se o quadro-negro, material digitado, copiada e digitalizada no caderno
*Avaliação
De forma contínua, a avaliação levará em conta oralidade, postura em sala, comportamento em grupo e por último, um teste no estilo tradicional
Língua portuguesa
*Textos verbais e Não-verbais
*Substantivos e ortografia
*Interpretação textual e tipos de frases
*Contos
*Lendas
*Mitos
*Leitura e produção textual
Matemática
*Identificar tipos de operação
*Medidas de tempo e comprimento
*compreender em problemas matemática adição, subtração, divisão e multiplicação
*Solucionar problemas e expressões matemáticas
*Contextualizar as quatros operações
História
*Compreender fatos históricos
*Compreender a criação de datas comemorativas
*Opinar subjetivamente sobre fatos históricos
*Semana da Pátria
Geografia
*Inferir sobre dimensões territoriais
*Ler e Compreender Mapas
*Localização geográfica
*Atividades econômicas
*O extrativismo
*A pecuária e as questões Ambientais
Ciências
*A importância do vegetal na alimentação
*Fenômenos naturais
*Animais vertebrados
* Animais invertebrados
* Animais Mamíferos
* Animais domésticos
* Animais selvagens
Artes
*Compreensão de gravuras
*Confecções de mapas
*Ilustração de textos
*Artesanato
*Folclore no Brasil
*Confecção de jogos recreativos
*Provérbios
*Lendas
*Cultura Indígena
Ensino religioso
*Valores pessoais
*Diversidades religiosas
*Conceitos religiosos
*Conceitos sociais

Projetos escolares


Papo inicial
Nas escolas particulares existem várias coisas que nos colégios públicos não há. Essa vantagem talvez seja por ter famílias e alunos mais exigentes, que levam os diretores e professores a pensar em projetos como: olimpíadas de matemática e de português, semana cultural, atividades esportivas.
Já nas escolas públicas é muito raro ter atividades que estimulam o interesse e a capacidade do aluno de melhorar. A razões disso são várias, a quantidade de alunos é uma das que trazem transtorno escolares, feito brigas, vandalismo e até prostituição e uso de drogas.
Uma das coisas que se vê mais na rede escolar pública (e que é a mais temível) é a GREVE. Já encarada como motivo de diversão para os alunos de ensino infantil e médio. Por isso é bem melhor as famílias de classe média fazerem um esforço e colocar os seus filhos em escolas melhores para investir no futuro de seus decendentes, além de ter menos preocupação com esses acontecimentos desagradáveis.
Olimpídas de matemática(Felipe Rodrigues)
Na Escola de Ensino Fundamental Centro dos Retalhistas, que fica na avenida da Universidade, no bairro Benfica, em Fortaleza, a olimpíada de matemática é bem organizada. Os professores distribuem uma prova para responder e um gabarito para preencher. A prova consta de 45 perguntas, e quem acertar pelo menos 30 passa para a segunda e fase. Quem passar das duas fases tem direito a vários prêmios como: computadores, dvd´s, passeios para fora da cidade. Quem atingir o perfil necessário participa da Olimpíada Nacional de Matemática.
As olimpíadas de matemática também são praticadas no Brasil inteiro. Podem participar os alunos que cursam da 5ª a 8ª série, os do Ensino Médio, e até os universitários em nível de graduação. O objetivo dessa olimpíada é estimular à aprendizagem da matemática os alunos das escolas públicas e principalmente gerar a inclusão social por meio de conhecimentos de difusão da matemática.

Teatro na escola
(Brena Rebouças)
Esse projeto acontece no Instituto Colégio Rosa de Sarom, que se localiza no estado do Ceará no bairro do Cambeba, os ensaios são nos dias de terça e sexta-feira nas duas primeiras aulas, apenas os alunos do colégio podem participar, o teatro é feito de acordo com as matérias que estudamos, o mais recente fala sobre a "Chegada dos europeus na América ", apenas duas classes participam no caso o 7° ano e o 8° ano, que são divididos em duas equipes e a melhor ganha dois pontos na média, o 6° ano tem o prazer de assistir e os próprios professores são os jurados, a melhor equipe ganha.

Vestibular simulado(Vanessa Evelyn)
O Colégio da Imaculada Conceição localizado na Praça Figueira de Melo no centro de Fortaleza é uma escola de ensino particular que oferece um projeto especial denominado Vescic (Vestibular Simulado do Colégio da Imaculada Conceição). Participam todos os alunos da 6ª série até o 3º ano do ensino médio. O aluno que consegue 70% de acerto na prova tem nota 10
em todas as disciplinas no bimestre. A prova é composta de 60 questões de todas as disciplinas: português, matemática, física, química, biologia, história, geografia e  inglês). No seu décimo ano, o vestibular simulado (vescic) é um sucesso e todos os anos vários alunos participam. A prova é uma iniciativa do colégio para que os alunos treinem para o tão ansiado vestibular.

Totó(Ilison Haren)
No Colégio Anglo que se localiza na avenida do Imperador, centro de Fortaleza, durante a semana cultural é realizada uma competição de To-Tó

Essa competição é realizada entre dois alunos de cada série. Estes alunos vão representar suas séries. É feito um sorteio para ver que séries irão se enfrentar.
As regras são bem claras: os jogadores não podem pôr a mão na bola e nem rodar os jogadores. A equipe que marcar o 3° gol primeiro ganha.

Atividades Escolares


Só Dinâmicas




CACHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.

QUAL O PERFUME?
IDADE:  9 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: - deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará alvejante, etc... Este deverá identificar, entre outros qual foi o primeiro, etc.

TOCAR O CEGO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.

COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE:  9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.

GARRAFA MÁGICA
IDADE:  8 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver a imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculo, o professor no centro
Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.

COMER A MAÇÃ
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: fileiras
Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas
Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.

O CACHORRO E O OSSO
IDADE:  7 anos
OBJ. ESP.: Atenção, audição
MATERIAL: Qualquer objeto
LOCAL: pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculos. Um sentado ao centro tendo olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si haverá um objeto “o osso”
Execução: dado o sinal, o professor indicará um dos alunos no círculo que tentará cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção o professor indicará outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e tenta adivinhar.

O MICO
IDADE:  7 anos em diante
OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra, gramado, pátio
Formação: círculo
Organização: em círculo, ficando dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “MICO”
Execução: ao sinal de início, os alunos que tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cais a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado interrompes-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro até ser substituído.

ESTALINHO
OBJ. ESP.: Coordenação motora, ritmo, atenção
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculo
Organização: alunos numerados seguidamente formando um círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra esquerda.
Execução: um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número correspondente, a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e chamando outro. Quem errar e quem chamar o número que já saiu, também irá sair.

ELEFANTE VOA?
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Atenção
LOCAL: Sala, quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo
Execução: o professor pergunta se determinados bichos voam. Se voam, os alunos deverão responder: voa e fazerem gestos com os braços. Ex.: Galinha voa? Pássaro voa? Elefante voa? O aluno que cometer algum engano pagará prenda no final.

JOGO DO PUM
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Atenção e pronta reação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos na posição sentados
Execução: os alunos numerando-se seguidamente, mas chegando ao número 7 deverá dizer: PUM, substituindo-os. O aluno que demorar em falar ou não substituir o número por Pum deixará o jogo toda vez que errar. O jogo é renumerado pelo aluno colocado à sua direita.



DESCOBRIR O QUE ESTÁ MUDADO
IDADE:  Todas
OBJ. ESP.: Memória, perspicácia, observação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: pede-se a um aluno que deixe o local e faz-se algumas modificações
Execução: quando o aluno voltar o grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou.

AI VAI O GANSO
IDADE:  7 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver os sentidos, memória
LOCAL: Pátio e quadra
Formação: fileira
Execução: o primeiro virando para o seguinte e dizendo: “Ai vai o ganso”. O segundo dirá “Que ganso?” Ao que o primeiro responde: “O ganso”. O segundo fala: ... ah... o ganso. A pergunta será repetida e assim sucessivamente. Assim corre-se todas as fileiras.



JOGO DO LIMÃO
IDADE: 6 anos em diante
OBJ. ESP.: Ritmo, Atenção
MATERIAL: Limão
LOCAL: Quadra, pátio, sala, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo, tendo um, posse de um limão
Execução: os alunos iniciarão a brincadeira cantando: Meu limão, meu  limoeiro... ao mesmo tempo passando o limão aos colegas. Ao findar a canção, o aluno que estiver de posse do limão será eliminado.

JOGO DA MEMÓRIA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Memória, tato
MATERIAL: Lápis, grampos, moedas, giz, etc
Formação: em pé, formando um círculo, mãos para trás
Execução: o recreador entregará para um aluno um objeto após outro para ser passado adiante. Após serem passados todos os objetos, todos se sentarão e rapidamente escreverão o nome dos objetos que passarem pelas suas mãos. Vencerá quem escrever mais nomes dos objetos em um tempo determinado.


BOM DIA
IDADE: 7 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Educação dos sentidos
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra ou pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em pé em círculo. Um no meio com os olhos vendados.
Execução: os alunos do círculo caminharão e sendo um apontado, dirá: Bom dia! Se o aluno de olhos vedados identificar a voz do colega, trocará de lugar com este.

CÍRCULOS UNIFICADORES
IDADE: Ambos
OBJ. ESP.: Pronta reação e atenção
MATERIAL: Disco, toca-fitas
LOCAL: Ar livre e salão
Formação: em círculos de pé
Execução: a turma se desloca ao som da música. Quando esta parar devem formar grupos de 5 ou 3, anteriormente determinados. Os que sobrarem ficam prisioneiros dentro do círculo. Termina quando fica somente um prisioneiro no círculo.

PERSEGUIR A BOLA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Astúcia, rapidez, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: duas colunas em posição fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola.
Execução: o primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.

CORRER EM CIRCUITO
IDADE: 9 anos
OBJ. ESP.: Iniciação desportiva (hand e basquete)
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: fileiras
Organização: 2 fileiras frente a frente formando 2 equipes A e B. Primeiro aluno de cada fileiras com uma bola.
Execução: ao sinal, o aluno de posse da bola corre em direção ao que está na outra extremidade da fileira. Neste momento há trocas de lugares. O primeiro fica último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º fica último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º, a 1º de posse da bola. Vencerá o que executar a tarefa primeiro.

PASSE PASSE
IDADE: 10 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Habilidade ao passar a bola, destreza, iniciação desportiva (handball e basquete)
MATERIAL: Bolas, arcos
LOCAL: Quadra, pátio, gramado
Formação: fileiras (alunos em círculos demarcados ou dentro de arcos)
Organização: 2 fileiras frente a frente, separadas por uma certa distância, formando 2 equipes A e B. Dois alunos de cada equipe serão destacados para ocupar um lugar, pouco afastado das extremidades, na luta central que separa as fileiras.
Execução: ao sinal, o aluno nº 1 de cada equipe, passará a bola ao nº 2 e este ao 3; 3 ao 4... O último de posse da bola, correrá em direção ao nº 1. neste momento os demais trocam de lugar e o último ocupa o lugar do 1º. Reinicia-se o exercício, até chegar à posição inicial. ERROS: sair do lugar ao passar ou receber a bola, deixar cair a bola, abandonar seu lugar antes que o vizinho deixe o seu.

DÊ 5 PASSOS E FUJA
IDADE: 7 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Orientar-se no espaço em relação a objetos e pessoas
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: grupos de 3
Organização: três alunos sentados: 1 fugitivo e 2 pegadores
Execução: o fugitivo levantar-se-á, dará 5 passos e correrá sendo perseguido pelos outros que tentarão toca-lo. Tocando o perseguido, os 3 sentar-se-ão e reiniciarão a atividade trocando os papéis.

JACO E RAQUEL
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Senso de orientação, coragem, acuidade auditiva
MATERIAL: Lenço, sininho
LOCAL: Sala, quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, mãos dadas para limitar o espaço onde 2 companheiros vão correr. Jacó com olhos vendados e Raquel com um sininho.
Execução: ao sinal de início, Raquel correrá dentro do círculo soando o sininho. Jacó (levantará) tentará pega-la. Quando for apanhada, os dois escolhem os substitutos.
BOLA DO CAÇADOR
IDADE: 7 e 9 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Habilidade motora, rapidez, atenção
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: livres
Organização: livres na quadra, um aluno de  posse da bola será o caçador vai sair para caça e começa a perseguir procurando tocar com a bola um colega. O que for pego, será o cão de caça e ajudará o caçador fazendo trocas de passes a fim de chegar mais perto da caça. O jogo prosseguirá até que todos sejam caçados.

REVEZAMENTO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Velocidade
MATERIAL: Bastão de 25m de comprimento
LOCAL: Ar livre
Formação: colunas
Organização: 2 colunas frente a frente com mais ou menos 10 de distância, sendo que o primeiro aluno segura um bastão.
Execução: ao sinal, correrão, descrevendo em círculos pelo campo ao chegar a sua coluna passarão ao companheiro o bastão e assim sucessivamente. Vencerá a coluna que concluir o exercício primeiro.
Obs.: os alunos poderão primeiramente fazer o mesmo em caminhada rápida.

CORRA SEU URSO
IDADE: 7 e 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, rapidez, agilidade
LOCAL: Quadra
Formação: fileiras à frente de uma linha a 10 metros, a frente deve estar uma outra aluna de costas, será o “urso”.
Execução: os alunos da fileira gritarão “corra, seu urso”. O urso sairá do seu lugar e virá ao seu encalço (dos colegas). Estes procurarão correr para o lado em que o urso estava, sem entretanto, serem pegos. Os que o urso pegar, serão os ursinhos que auxiliarão o urso pegar.

BOLA AO CENTRO
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza, reflexo
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 círculos concêntricos
Organização: os alunos do círculo central serão nº 1 e os de fora nº 2. Uma bola ao centro
Execução: ao sinal, os números 2 correrão em círculo, e ao chegarem no seu par, passa por entre as pernas do companheiro e tentam pegar a bola. O que conseguir receberá 5 pontos e trocará de lugar.

BOLA AOS 4 CANTOS
IDADE: 7 a 9 anos
OBJ. ESP.: Habilidade motora, espírito de equipe, reflexo
MATERIAL: Bola de tênis - preferencialmente
LOCAL: Quadra
Formação: 2 colunas
Organização: 2 alunos de cada equipe nos cantos da quadra
Execução: ao sinal, o professor dará a partida do centro da quadra atirando bola ao alto; abre dois adversário. Trocarão de passes entre seus companheiros que estão espalhados na quadra. Contará pontos cada vez que a bola chegar as mãos dos companheiros.

DANÇA DAS CADEIRAS
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
MATERIAL: Cadeira, toca-fitas
LOCAL: Ar livre, salão
Formação: cadeiras em fileiras aos pares, umas de costas para as outras
Organização: o número de cadeiras será a menos do que o número de participantes
Execução: ao som da música, os alunos contornarão as cadeiras. Quando esta parar, todos procurarão sentar-se. O que sobrar sairá fora e retira-se uma cadeira. Vencerá o último a sentar.

CROQUETE
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza, atenção
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 colunas
Organização: duas colunas frente a frente nas extremidades da quadra sendo equipe A e B. entre as colunas estarão dispostos 8 alunos de grande afastamento lateral.
Execução: ao sinal, o 1º alunos de cada equipe deverá passar entre as pernas do companheiro descrevendo um zig-zag. Voltarão a coluna saindo o seguinte. Vencerá a equipe que completar a tarefa em primeiro lugar.

MUDANÇA TRÍPLICE
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Equilíbrio, destreza e reflexo
LOCAL: Quadra
Formação: círculo
Organização: os alunos numerados de 3 em 3, ficando um sozinho no centro do círculo.
Execução: ao sinal, ele dirá um dos três números (1, 2, 3) e todos os alunos correspondentes ao nº chamado deverão mudar rapidamente um ao outro. O aluno do centro durante essa mudança deverá ocupar um dos lugares. Aquele que não chegar ao lugar, sobra e irá ao centro.

NOME: FUTEBOL COM AS MÃO
IDADE: 10 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Melhorar o trabalho de braço e o trabalho central do corpo-trabalho – respeitar regras e leis
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: livre – 2 equipes
Organização: livre – o professor ao centro fará, bola ao alto.
Execução: cada equipe procurará somente tocando, fazendo gol. Não poderão agarrar e nem conduzir. O jogo será sempre com o tronco flexionado. Vencerá a equipe que fizer o maior número de gols.

CORRER EM COLUNA
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Habilidade de correr em grupo, agilidade, rapidez
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: colunas
Organização: 2 colunas à frente de uma linha de partida, na posição sentados
Execução: ao sinal “já” os alunos saem correndo até um lugar determinado. O último coloca-se em 4 apoios e os demais voltam pulando por cima do mesmo. Será vencedora a coluna que primeiro estiver na posição inicial sentada em silêncio.

APANHAR O LENÇO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra
Formação: fileiras
Organização: duas fileiras numeradas frente a frente, separadas mais ou menos 10 metros
Execução: o professor chamará um número. Os alunos correspondentes ao número chamado deverão correr ao centro, tentando levar o lenço consigo. Se o adversário não o tocar, sua equipe terá dois pontos, se for tocado, terão somente 1 ponto. Vencerá a equipe que obtiver maior número de pontos em determinado tempo ou quem chegar a um determinado no primeiro.

CORRIDA DE DUPLAS
IDADE: Ambos
OBJ. ESP.: Rapidez, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: colunas
Organização: uma bola colocada à frente de cada coluna distante 7 m, alunos atrás da linha de partida.
Execução: o 1º aluno de cada fila, ao sinal, corre em torno da bola, volta ao seu lugar, toma o 2º pela mão, correm ambos em redor da bola e retorna ao ponto de partida. O 1º se coloca à retaguarda de sua coluna enquanto o 2º toma o 3º pela mão repetindo o percurso. Até que todos tenham corrido 2 a 2. vencerá a equipe que completar o percurso em 1º lugar.

COMPANHEIROS ÁGEIS
IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Rapidez e agilidade
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: círculos
Organização: círculo A e B a uns 3 a 5 metros de distância um do outro. Alunos de mãos dadas (de cada círculo). Os alunos do círculo A terão seu par no círculo B, e vice-versa.
Execução: os alunos de mãos dadas se deslocarão saltando. Ao sinal os dois círculos se dissolvem a cada aluno procura o seu par e ambos tomam posição de cócoras. O último par a se encontrar pagará prenda.

IDENTIFICAR OS GRUPOS
IDADE: 6 anos em diante
OBJ. ESP.: Rapidez, percepção, rápida reação, atenção
LOCAL: Ar livre
Formação: livre
Organização: dizer ao ouvido de cada um, o nome de um animal
Execução: ao sinal, os do mesmo grupo se identificarão por meio de vozes do respectivo animal.

QUEM ANDARÁ MAIS DEPRESSA?
IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Destreza e rapidez
LOCAL: Pátio ou quadra
Formação: colunas
Organização: 2 colunas sentadas atrás de uma linha demarcada, a um metro de distancia uma da outra.
Execução: quando o professor disser o nome de um objeto ou local, os alunos se levantarão e caminharão rápido (marcha atlética) tocarão com a mão o que foi pedido e voltarão a posição inicial.

CASA DO CACHORRO
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Rapidez e atenção
Formação: círculos
Organização: alunos formando 2 círculos concêntricos, sendo o de fora com um aluno a mais. Os círculos andarão em sentido contrário.
Execução: ao sinal os dois círculos param, os alunos afastam as pernas e os de trás colocam a cabeça entre as pernas dos que estão à sua frente. O aluno que sobrar pagará prenda no final.

CABEÇA PEGA RABO
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Perspicácia
LOCAL: Pátio
Formação: colunas
Organização: de pé, 2 ou mais colunas, segurando na cintura do colega da frente
Execução: ao sinal os primeiros alunos das colunas tentarão pegar o último (rabo) e estes não permitirão se esquivando. Não poderão arrebentar as colunas. Vencerá a coluna que conseguir pegar o rabo, por último.

PISCAR
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Habilidade de comunicar-se através de sinais, atenção, rapidez de reação
MATERIAL: Cadeiras
Formação: círculo
Organização: dispõe-se várias cadeiras em círculos, em cada uma, senta-se um aluno. Atrás de cada cadeira fica outro colega, tendo as mãos no encosto da mesma
Execução: ao sinal, o aluno sem companheiro piscará a um dos sentados que tentarão mudar para a cadeira do que piscou, sendo que será impedida sua saída, se for tocada nos ombros. Se abandonar a cadeira, a brincadeira prosseguirá.

COCADA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Habilidade manual, reflexo, espírito de equipe
MATERIAL: Faixas, bolas
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 círculos concêntricos
Organização: 2 a 2 frente, sendo 2 alunos de posse da bola
Execução: passar a bola em zig-zag aos companheiros de sua equipe. Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto. (Numera-se os dois círculos, intercalam-se de forma que os nº pares fiquem dentro e os ímpares fora, passa-se a bola aos companheiros de equipe).

BATATA QUENTE
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Rapidez de movimentos, visão
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra, pátio, sala
Formação: círculo
Organização: dá-se nó em um lenço que passa a ser a batata quente ao outro. Os alunos sentam-se em círculo, ficando um em pé ao centro.
Execução: ao sinal, o aluno do círculo atira a batata quente ao outro e assim sucessivamente. Enquanto o fazem com a maior rapidez possível, o do centro procurará apanha-la. Se conseguir trocará de lugar com o aluno que arremessou.

BOLA CRUZADA
IDADE: 7 a 9 anos
OBJ. ESP.: Habilidade motora, espírito de equipe, reflexo.
MATERIAL: Faixas e Medicine Ball (bola pesada)
LOCAL: Pátio, quadra
Formação: fileiras
Organização: 2 a 2 frente a frente. Os adversário de uma fileira se intercalam na fileira do outro.
Execução: ao sinal passa a bola em zig-zag para os companheiros da outra fileira. A bola vai e volta. Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto de partida. Vencerá a equipe que tiver maior nº de pontos dentro de um tempo determinado.

PROCURA UM PAR
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Atenção e agilidade
LOCAL: Quadra e gramado
Formação: círculos concêntricos
Execução: dois círculos concêntricos sendo que os alunos do centro correrão para direita e os de fora correrão para a esquerda. O círculo do interior terá um aluno a menos que o círculo de fora e darão as mãos. O que sobrar pagará a prenda.

ENGANAR, LANÇAR
IDADE: Mais ou menos 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção e concentração
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra e pátio
Formação: semi-círculo
Organização: os alunos em semi-círculo com os braços cruzados um deles ocupa o centro e fica com a bola.
Execução: ao sinal, o aluno do centro atira a bola para um companheiro. Este deverá apanha-la, mas se for apenas engano, não poderá descruzar os braços. Segurando a bola, devolve-a ao centro, podendo também iludi-lo. O aluno que deixar cair a bola, ou descruzar os braços, ocupará o último lugar. Quando o aluno do centro errar, será substituído pelo primeiro do semi-círculo.

CARA COM CARA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Sociabilidade entre os colegas, rapidez de reação, reflexão
LOCAL: Pátio, quadra
Formação: círculos concêntricos
Organização: alunos em círculos, 2 a 2 um no meio
Execução: o aluno do centro dirá: cara a cara, ombro com ombro, frente com frente, costa com costa... trocar. Os alunos aos pares executarão a ordem dada no momento que o do centro falar: “trocar”. Os do círculo do centro trocarão e o que deu a ordem procurará se colocar no lugar de um companheiro.

AVIÃO PEGADOR
IDADE: 7 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Equilíbrio, poder ativo, imitação
LOCAL: Quadra e gramado
Formação: livre
Organização: os alunos livremente na quadra. Um deles será o pegador e tomará a posição de braços elevados lateralmente imitando o avião.
Execução: ao sinal o aluno pegador deverá tocar os companheiros e estes para evitarem ser pegos, ficarão em um só pé com os braços elevados lateralmente.

A BOLA DO GUARDA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, rapidez
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculos um ao centro com a bola
Execução: ao sinal, o que está no centro, atira a bola para um do círculo que rapidamente deve colocar a bola no centro e sair ao seu encalço. Se conseguir pega-lo, passará ao centro e reiniciará o jogo. Correr apenas dentro do círculo.

JOGO DOS SÓCIOS
IDADE: 9 em diante
OBJ. ESP.: Sincronização de movimentos, atenção, observação de ordens
MATERIAL: Saquinho de areia
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: duas fileiras frente a frente, 2 m (em diante) de distância, todos munidos de saquinhos de areia. Os alunos que se defrontam são sócios.
Organização:
Execução: ao sinal, deverão trocar jogando os saquinhos, obedecendo as ordens dadas: com uma mão, com duas, direita e esquerda. Quando um dos sócios deixar cair no chão o objeto arremessado, os dois terão que sair do jogo. Ganhará os que estiverem na linha, no fim de um determinado tempo.

MARCHA DOS JORNAIS
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Flexibilidade, coordenação de movimentos
MATERIAL: Folhas de jornal
LOCAL: Quadra, pátio, gramado
Formação: fileiras
Organização: em fileiras sobre a linha de partida, munidos de 2 folhas de jornal, pisando sobre uma e segurando a outra. Paralela à linha de partida, troca-se a de chegada a 10 m aproximadamente da primeira.
Execução: ao sinal, os alunos colocam no chão à sua frente a fila de jornal que seguram e passam sobre ela. Em seguida apanham a folha que ficou atrás e colocam-na a sua frente e repetem a ação anterior. Assim prossegue o jogo passando alternadamente sobre uma folha e outra até o fim do percurso. Vencerá o aluno que atingir a linha de chegada em primeiro lugar.

BOLA FUGITIVA
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Rápida reação
MATERIAL: Bola
LOCAL: Gramado, pátio
Formação: círculo
Organização: em círculos de pernas afastadas e mãos nos joelhos, tendo posse de bola
Execução: ao sinal, o aluno do centro jogará a bola a um dos companheiros fazendo com que passe por entre as pernas. Este tentará impedir com as mãos a passagem da bola. Se a bola passar, este aluno sairá do círculo.

TRANSMITIR O RECADO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Decifrar enigmas, astúcia
Formação: 3 fileiras
Organização: 2 fileiras frente a frente, uma em cada extremidade do gramado, formando a equipe A. Entre as mesmas, no centro, em fileiras, a equipe B. o professor dará um enigma a uma das fileiras da equipe A. Estes todos (A1) saberão o provérbio
Execução: ao sinal a fileira A1 tentará transmitir à A2 o provérbio sendo impedida pela equipe B.

BOLA AO CÍRCULO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, honestidade, rapidez de reação
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra e pátio
Formação: Círculos
Organização: dois círculos distantes 3 m um do outro. Será designado um aluno em cada círculo para serem os iniciantes do jogo, estando os mesmos com a bola na mão
Execução: ao sinal, os alunos iniciantes passarão a bola ao colega da esquerda que dará prosseguimento aos passos. Quando a bola chegar novamente ao iniciante será marcado um ponto: Vencerá o círculo que primeiro fizer 10 pontos.

autor: Elizeu de Oliveira