quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Apostila de Inglês para iniciantes

Apostila de artes

EDUCAÇÂO FÍSICA


EDUCAÇÂO  FÍSICA                       
Definições
"A Educação Física é a educação do homem por meio do movimento e a partir do movimento pois, está em suas mais variadas apresentações, constitui um instrumento ou meio para educar, treinar e aperfeiçoar. É um aspecto da Educação, parte de um todo, portanto tem os mesmos fins da Educação, isto é, formar o indivíduo fisicamente, mentalmente e espiritualmente sadio. Utiliza-se das atividades físicas com apoio em bases científicas: biológicas, pedagógicas e psicológicas". (RODRIGUES, 1982)
"O professor de Educação Física estuda e trabalha a motricidade humana, através das atividades físicas naturais e construídas, esportivas, recreativas e danças, não perdendo de vista o valor formativo e educativo, mesmo que visem resposta de rendimento técnico". (AGUIAR, 1987)
"A missão da Educação Física é contribuir para a formação do homem optimu, no sentido de que se torne capaz de desenvolver sua potencialidade no plano pessoal, bem como no plano moral e cívico. Dar-lhe oportunidade de formar conceitos e valores de estruturar o espírito crítico". (BARROS, 1976)

A Educação Física no Brasil
Os
índios - No Brasil colônia - Os primeiros habitantes, os índios, deram pouca contribuição a não ser os movimentos rústicos naturais tais como nadar, correr atrás da caça, lançar, e o arco e flecha. Na suas tradições incluem-se as danças, cada uma com significado diferente: homenageando o sol, a lua, os Deuses da guerra e da paz, os casamentos etc. Entre os jogos incluem-se as lutas, a peteca, a corrida de troncos entre outras que não foram absorvidas pelos colonizadores. Sabe-se que os índios não eram muito fortes e não se adaptavam ao trabalho escravo.
Os
negros e a capoeira - Sabe-se que vieram para o Brasil para o trabalho escravo e as fugas para os Quilombos os obrigava a lutar sem armas contra os capitães-do-mato, homens a mando dos senhores de engenho que entravam mato a dentro para recapturar os escravos. Com o instinto natural, os negros descobriram ser o próprio corpo uma arma poderosa e o elemento surpresa. A inspiração veio da observação da briga dos animais e das raízes culturais africanas. O nome capoeira veio do mato onde entrincheiravam-se para treinar.
"Um
estranho jogo de corpo dos escravos desferindo coices e marradas, como se fossem verdadeiros animais indomáveis". São algumas das citações de capitães-do-mato e comandantes de expedições descritas nos poucos alfarrábios que restaram. Rui Barbosa mandou queimar tudo relacionado à escravidão.
Brasil
Império - Em 1851 a lei de n.º 630 inclui a ginástica nos currículos escolares. Embora Rui Barbosa não quisesse que o povo soubesse da história dos negros, preconizava a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas primárias de secundárias praticada 4 vezes por semana durante 30 minutos.
Brasil
República - Essa foi uma época onde começou a profissionalização da Educação Física.
As
políticas públicas - Até os anos 60 o processo ficou limitado ao desenvolvimento das estruturas organizacionais e administrativas específicas tais como: Divisão de Educação Física e o Conselho Nacional de Desportos.
Os
anos 70, marcado pela ditadura militar, a Educação Física era usada, não para fins educativos, mas de propaganda do governo sendo todos os ramos e níveis de ensino voltada para os esportes de alto rendimento.
Nos
anos 80 a Educação Física vive uma crise existencial à procura de propósitos voltados à sociedade. No esporte de alto rendimento a mudança nas estruturas de poder e os incentivos fiscais deram origem aos patrocínios e empresas podendo contratar atletas funcionários fazendo surgir uma boa geração de campeões das equipes Atlântica Boa Vista, Bradesco, Pirelli entre outras.
Nos
anos 90 o esporte passa a ser visto como meio de promoção à saúde acessível a todos manifestada de três formas: esporte educação, esporte participação e esporte performance.
A
Educação Física finalmente regulamentada é de fato e de direito uma profissão a qual compete mediar e conduzir todo o processo.

ATIVIDADES OU TAREFAS MOTORAS

AULA 1
Exame biométrico

Objetivo: acompanhar a curva de crescimento( altura ) e peso do aluno desde a Educação Infantil.
Material: balança, fita métrica ou régua.


AULA 2
Aula livre

Objetivos: adaptação da criança à escola, à atividade e ao professor.
Material: o maior número de materiais possível (bolas, arcos, cordas, pneus).
Reunir os materiais na quadra ou no espaço disponível para a atividade e deixar as crianças brincarem livremente, procurando aos poucos se aproximar de uma criança ou de um grupo e brincar junto ou sugerir movimentos com os materiais.


AULA 3

ESQUEMA CORPORAL
 l. Andar - Normal, quadrupedia, de cócoras, de joelhos, rolar, arrastar-se no chão, procurando ocupar todo o espaço,possível.
2. Correr- Livremente, ocupando toco o espaço possível, sem chocar-se com os outros.
3. Saltos- Podem ser realizados com os pés unidos ou não, o mais longe possível, com giro, para frente, para trás e para cima.
Obs: Para facilitar a memorização e o aprendizado, sugere-se imitar bichos, objetos e coisas durante o andar, o correr e o saltar. .
 4. Crianças andando ou correndo livremente pela quadra, ao sinal do professor, tocar uma parte do próprio corpo (ex: tocar a cabeça, a orelha, a boca etc...) continuar andando ou correndo, de acordo com o sinal do professor.
 5. Idem ao anterior, agora tocando uma parte do corpo do companheiro mais próximo (não vale mais o seu
próprio corpo).
ô. Crianças sentadas ou de pé, o professor dirá o nome de uma parte do corpo e as crianças deverão colocar
as mãos sobre a parte pedida. Esse exercício deve ser executado de forma bem rápida, testando a agilidade, a atenção e a audição das crianças (ex. mãos na cabeça, orelha, barriga, etc.).
7. Relaxamento.
8. Idem ao exercício  nº 05 - Não vale mais tocar o(s) companheiro(s) com a mão, mas com a parte do corpo.
Ex. cabeça (encostar cabeça com cabeça).


AULA 4

ORIENTAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL
1. Cada criança correndo livremente pela quadra, ao sinal do professor, deverão sentar, deitar, levantar, no lugar onde estiver.
2. Cada criança correndo livremente pela quadra, ao sinal do professor, parar onde estiver e ficar imóvel (brincar de estátua)
3. Caminhar de frente, de costas, com os olhos fechados, sem chocar-se com os outros.
4. Vamos caminhar com passos de gigantes? Quem consegue ficar mais  alto, baixo?
5. Vamos andar igual ao gato? cachorro? macaco? cobra? (Andando? Quem sabe á música do soldado? etc.
6. Vamos voar corno um avião; um pássaro.
7. Vamos correr igual a um carro de Fl, uma ambulância.
8. Vamos correr de mãos dadas, sem chocarmo-nos com os outros.
09. Relaxamento.
10. Recreação
- Perseguição
- Só pode pegar quem estiver de pé.
- Só pode pegar quem estiver com os pés no chão.

AULA 5

ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL
1. Noções de Movimentos
Ao sinal do professor, as crianças irão: andar, correr, cair, levantar-se, subir, descer, levantar, abaixar, em-
purrar, puxar, etc...
2. Noções de posição
Em pé, deitado, sentado, ajoelhado, sentado com as
pernas cruzadas, afastadas, fechadas.
3. Noções de Situações
Ficar dentro, fora, frente, trás, no alto, embaixo, sobre, sob, longe, perto, etc...
4. Noções de Tamanho
Grande, pequeno, grosso, fino, estreito, largo.
5. Noções de Formas
Achar ou apontar circulo, quadrado, triângulo, retângulo, ângulos.
6. Noções de Cores
Achar ou apontar objetos de acordo com as cores solicitadas.
7. Noções de Qualidade.
Achar ou apontar objetos cheios, vazios, duros, moles, leves, pesados.
8. Relaxamento.

AULA 6

EQUILÍBRIO
Os alunos deverão se possível, ficar descalços
1. Andar de frente sobre uma linha demarcada no chão.
2. Idem, de costas.
3. Idem, de lado.
4. Idem, em quadrupedia (de gatas).
5. Correr sobre a linha.
6. Caminhar sobre a linha na ponta dos pés.
8. Saltar sobre a linha.
9. Correr com as pernas afastaras, urna de cada lado da linha.
10 - Rolar sobre a linha
11. Quem sabe fazer um exercício diferente em cima da linha?


AULA 7

Arcos ( bambolês )

Objetivos: orientação e estruturação espacial, agilidade, destreza, noção de cor, forma, tamanho e peso, dentro/fora, alto, longe.
- Com um arco, cada criança deverá correr livremente pela quadra sem se chocar com os companheiros
nem com os objetos;
- O professor deve promover atividades - com os arcos espalhados pela quadra - utilizando o seguinte
tipo de pergunta:
 Quem consegue. ... andar sem pisar nos arcos e sem se chocar com os companheiros?
. ...correr sem pisar nos arcos nem nos companheiros?
... correr e pisar dentro do maior número possível de arcos, sem se chocar com os companheiros?
... correr, pular para dentro e depois para fora dos arcos com os dois pés juntos?
...correr segurando o arco á frente do corpo, como um volante de carro, sem se chocar com os outros
companheiros? Neste caso, cada criança deve estar com um arco.
...correr para todos os lados, segurando o arco na altura da cintura, sem se chocar com os companheiros?
. ... jogar o arco mais alto?
. ... jogar o arco mais longe?
. ... rodar o arco no chão por mais tempo?
O professor deverá reservar os minutos finais da aula para que as crianças possam brincar livremente com os
arcos.


AULA 8

 Imitação
Objetivos: orientação espaço-temporal, esquema corporal, agilidade, andar, correr, saltar.
Material: o próprio corpo.
- Ao sinal do professor, as crianças deverão andar pela quadra, para frente, para trás, de lado, com os olhos
fechados. O professor deve orientá-las para que ocupem todo o espaço e procurem não se chocar com os
demais companheiros;
- Idem ao anterior, correndo, saltando;
- As crianças correm livremente e, ao sinal do professor (apito), todas deverão parar de correr e imitar estátuas;
- Verificar quem é capaz de:
. andar com passos gigantes, igual a um gigante;
. andar igual ao gato, cachorro, leão, macaco, etc.:
. correr (galopar) igual ao cavalo,
. andar (rastejar) igual ao jacaré:
. andar (engatinhar) igual a um nenê;
. marchar igual ao soldado,
. voar igual ao avião, ao pássaro;
. correr igual a uma ambulância, carro de bombeiros, carro de Fl ;
. rolar igual a uma bola;
. andar em silêncio, sem fazer barulho;
. idem, correndo;
. andar batendo palmas, pisando forte no chão.





AULA 9

Esquema corporal

Objetivo: conhecimento do próprio corpo e de suas partes.
Material: o próprio corpo.
- As crianças devem se deslocar livremente pela quadra, engatinhando, rolando, rastejando, de joelhos,
em pé, para frente e para trás
- Andar ou correr pela Quadra e, ao sinal do professor, colocar as mãos sobre as partes do corpo por ele indicadas, por exemplo: pés, cabeça, barriga, perna;
- Idem ao anterior, agora colocando as mãos nos companheiros (nas partes indicadas pelo professor);
-Andar pela quadra e, ao sinal do professor, saltar para frente, para trás, girar para um lado e para o outro;
-Ao sinal do professor, as crianças, sentadas, devem colocar, o mais rápido possível, as mãos nas partes por ele indicadas, por exemplo: cabeça, pés, joelhos;
-Idem, com as crianças sentadas uma de frente para a outra.
-Ao sinal do professor, uma deverá colocar a mão na parte do corpo da outra, de acordo com a indicação dele.


AULA 10

 Bolas
Objetivos: noções de tamanho, forma, cor, peso, espessura, agilidade, destreza, coordenação viso-manual.
Material: bolas de borracha tamanho 2, 3 e 6; bolas de
 meia,  bolas de tênis. As bolas devem ser de diversas cores.
- O professor colocará todas as bolas no centro da Quadra e, ao seu sinal, as crianças deverão chutá-las;
- O professor pedirá às crianças que peguem as bolas, de acordo com as cores, os tamanhos ou  pesos;
- Ao sinal do professor, as crianças (cada uma com uma bola) irão verificar:
. quem consegue jogar a bola mais longe;
. quem consegue jogar a bola mais alto;
. quem consegue chutar a bola mais longe;
. quem consegue jogar a bola mais forte no chão,
- Atividades coordenadas:
. correr e chutar a bola;
. lançar a bola e correr á frente dela, fazendo uma ponte para ela passar por baixo;
. lançar a bola e correr ao lado dela.

AULA 11

Jornal

Objetivos : coordenação dinâmica, coordenação viso-manual, agilidade, noção de tamanho e forma.
Material : Folhas de jornal espalhadas pela quadra.
- Ao sina do professor, as crianças devem andar sem pisar nas folhas, procurando desviar delas, sem se chocar com os companheiros;
- Idem, agarrando as folhas;
Ao sinal do professor, as crianças (cada uma com uma folha de jornal) irão verificar:
. quem consegue andar com a folha sobre a cabeça;
. quem consegue colocar a folha no chão e enrolá-la, procurando fazer um bastão.
. Colocar o bastão entre as pernas (cavalinho) e correr;
. quem consegue jogar o bastão mais alto;
. quem consegue amassar a folha de jornal, procurando fazer uma bola, e jogá-la mais alto;
. quem consegue jogar a bola mais longa;
. quem consegue chutar a bola mais forte.

AULA 12

Cordas de sisal

Objetivos: agilidade, coordenação dinâmica, equilíbrio estático e dinâmico e orientação espacial.
Material: corda de sisal (sem empunhadura de madeira).
- Cada criança deverá executar os seguintes movimentos com uma corda:
. balançá-la, movimentando-a como uma cobra;
. andar com ela presa no cós do calção (rabinho);
. andar sobre ela, de frente, de lado, para trás; neste caso, a corda deve estar estendida no chão,
. idem, saltando sobre ela;
. formar figuras geométricas com ela; andar sobre ela:
. Idem saltando;
. andar sobre elas; neste caso, todas as cordas devem estar estendidas e espalhadas pela quadra;
. idem, saltando.
O professor deve deixar as crianças brincarem livremente com as cordas.

AULA 13

Figuras geométricas

Objetivos: agilidade, destreza, noções de tamanho, forma, cor, orientação espacial, esquema corporal.
Material: figuras de madeira (encaixe), p-v-c-, etc.
- O professor deve perguntar às crianças o nome da figura (forma), o tipo de material e fazê-las comparar o
tamanho e localizar (e apontar) as formas em instalações e espaços da quadra ou da escola, que são
parecidas com as figuras;
- Com as figuras colocadas na vertical (em pé), distanciadas um metro uma da outra, aproximadamente, as
crianças devem andar para frente, contornando-as em zigue-zague;
- Idem, para trás;
- Idem, correndo de frente
- Espalhadas pela quadra, as crianças devem andar livremente. Ao sinal do professor, elas devem se sentar na figura por ele indicada;
- Idem, em pé, deitadas, ajoelhadas:
- Idem, em relação às cores;
O professor deve promover exercícios utilizando os seguintes tipos de perguntas:
. Quem consegue andar ou correr e saltar dentro das figuras?
. Quem consegue andar de gatas (gatinho), passando por dentro das figuras? Neste caso, as figuras devem estar colocadas na vertical (em pé), distanciadas um metro uma da outra, aproximadamente.
. Quem conhece um jeito diferente de passar pelas figuras?
O professor deve formar um jogo de amarelinha para as crianças andarem ou saltarem.


AULA 14

Varal

Objetivos: agilidade, destreza, esquema corporal, orientação espacial, noção de dentro/fora.
Material: corda elástica, arcos ( bambolês ) e bolas.
- Deve-se prender ou amarrar os arcos na corda elástica, imitando um varal, e amarrar as extremidades em
algum lugar ( trave, árvore, poste de voleibol ), de forma que os arcos fiquem em pé no chão.
O professor deve promover exercícios utilizando o seguinte tipo de pergunta:
-  Quem consegue...
. ... andar passando por dentro dos arcos?
. ... andar em zigue-zague?
. ... elevar os arcos a 30cm do chão, aproximadamente?
. ...jogar a bola e fazê-la passar por dentro do arco?
Neste caso, o professor deve elevar o varal a 150cm ou dois metros aproximadamente e cada criança deve ter uma bola.


AULA 15

Saquinhos

Objetivos: agilidade, equilíbrio dinâmico, noções de peso, forma, tamanho, altura, distância, coordenação
viso-manual, esquema corporal.
Material: saquinhos de areia, feijão, milho, arroz, etc.
- O professor deve promover atividades  para cada criança de posse de um saquinho - utilizando o seguinte tipo de pergunta: Quem consegue...
. ... andar equilibrando o saquinho sobre diversas partes do corpo: cabeça, mãos, pés, ombros?
. ... correr equilibrando o saquinho sobre diversas partes do corpo: cabeça, mãos, pés, ombros?
. ... jogar o saquinho mais longe?
. ....jogar o saquinho mais alto?
. ... jogar o saquinho mais alto e mais longe? Neste caso, o saquinho deve estar colocado sobre o pé.
......andar sem derrubar o saquinho? Neste caso, o saquinho deve estar preso entre os joelhos e/ou tornozelos.

O professor deve deixar as crianças criarem atividades com os saquinhos.


AULA 16

Corda elástica
Objetivos: equilíbrio dinâmico, agilidade, destreza, orientação espacial, esquema corporal, andar, correr, saltar, noção de em cima /em baixo, inicio / fim.
Material: corda elástica.
-O professor deve promover atividades - com a corda estendida no chão - utilizando o seguinte tipo de
pergunta: Quem consegue... _
. ... andar de frente sobre a corda?
. ... andar de lado, para trás, em quadrupedia?
. ... saltar a corda de um lado para o outro?
. ... passar por cima da corda? Neste caso, a corda deve estar elevada a 30cm do solo, aproximadamente.
... passar por baixo em quadrupedia, rolando, rastejando?
... saltar o "rio", a "cobra"? Neste caso, o professor deverá balançar a corda, para fazer figuras no chão.


AULA 17

Bexigas
Objetivos: esquema corporal, orientação espacial, coordenação viso-manual, noção de cor, forma, tamanho, peso.
Material: bexigas (balões)
- Cada criança deverá executar os seguintes movimentos com uma bexiga:
. tocar com ela as diversas partes do corpo: cabeça, mãos, pés, ombros, cotovelo, barriga;
. empurrá-la com as diversas partes do corpo;
- assoprá-la e correr atrás;
. assoprá-la e fazer barulho ( som );
. andar com ela presa entre os pés, os joelhos, etc.
. colocá-la entre duas pessoas (na barriga, nas costas) e andar, saltar.


AULA 18

Gincana de Estações

Objetivos: de acordo com os materiais a serem utilizados ( por tempo, por números de vezes  etc... )
Materiais: bolas ( chute e arremesso ), arcos, corda elástica, corda de sisal, pneu, peteca etc....
Obs: todos os  participantes deverão passar por todas as estações .


AULAS 19 e 20

Pneus
Objetivos: coordenação dinâmica geral, equilíbrio dinâmico, agilidade, orientação espacial, esquema corporal,
noções de forma, cor, tamanho, peso, dentro/fora, em cima / em baixo, inicio / fim, andar, correr, saltar.
Material: pneus de carro.
As crianças devem executar os seguintes movimentos com os pneus em fileiras e encostados uns nos outros:
. engatinhar sobre eles, de frente e de costas:
. andar pisando nos buracos deles, de frente e de costas;
. idem, sobre eles;
. idem, pisando dentro e sobre eles, sucessivamente:
. saltar de dentro de um para dentro de outro:
. idem, saltando de cima de um para outro;
Com os pneus enfileirados, encostados e um sobre o outro:
.engatinhar sobre eles;
.andar, passando de dentro de um para outro;
.andar sobre eles (o professor deve acompanhar e ajudar as crianças menores e/ou aquelas com mais dificuldades);
Com os pneus enfileirados no chão. formando o desenho de um jogo de amarelinha .
. saltar amarelinha,
Com os pneus enfileirados no chão, distanciados 50 cm um do outro, aproximadamente:
. andar em zigue-zague;
. andar pisando ora dentro dele, ora no chão;
. idem. saltando;
. andar pisando somente neles:
. idem, saltando;
Alguns pneus colocados na vertical, encostados uns nos outros, formando um túnel. Verificar quem consegue.
. passar pelo túnel

O professor deve deixar as crianças brincarem livremente com o material.

AULA 21

Bastão
Objetivos: coordenação dinâmica geral, orientação espacial, esquema corporal, agilidade, noção de forma, tamanho, peso, saltar.
Material: bastões de madeira ou cano de p,v,c.
- Os bastões devem estar enfileirados no chão e as crianças - cada uma de posse de um bastão devem executar os seguintes movimentos:
. andar de um lado para outro, passando as pernas sobre eles:
. idem, correndo;
. idem saltando;
. andar em afastamento lateral das pernas para frente e para trás sobre eles;
. idem, correndo:
. idem, saltando;
. Com os bastões deitados e enfileirados no chão, distanciados mais ou menos um metro de distância um do outro, as crianças devem:
. andar, passando uma perna de cada vez sobre eles;
. idem, correndo;
. idem saltando:
. andar em zigue-zague por entre eles;
. idem correndo.



AULA 22

Colchão
Objetivos: coordenação dinâmica geral, orientação espacial, esquema corporal, agilidade, destreza, rolar, andar, correr, saltar.
Material: colchões de ginástica artística (algodão ou espuma)
Observação: crianças descalças (se possível).
- As crianças devem executar os seguintes movimentos com os colchões abertos e enfileirados no chão:
. andar em quadrupedia para a frente sobre eles;
. idem, andando em pé;
. idem, correndo;
. idem, saltando com as pernas em afastamento lateral, pés unidos, girando;
. passar livremente por eles, imitando animais;
. rolar sobre eles;
. passar rastejando;
. passar imitando um caranguejo ( de costas )
. idem, dois a dois, três a três.

O professor deve deixar as crianças brincarem livremente com os colchões.

Jogos e brincadeiras
1
Nome: Vai-e-vem.
Faixa etária: de 3 anos em diante.
Organização e material: linha de partida/chegada, zona de troca, medicine–bal,  cone/pneu, bastão, apito.
Categoria: correr.
Objetivo: trabalhar a atenção, a velocidade, a orientação espacial, a noção de lateralidade.
Formação: em colunas.
Desenvolvimento: obstáculos colocados na frente das colunas, distanciados dois metros aproximadamente um
do outro. Ao sinal do professor, a primeira criança de cada coluna, de posse de um bastão, corre contornando os obstáculos em ziguezague até o último, retornando e repetindo toda a movimentação, passando o bastão
para a criança seguinte, na zona de troca, indo se posicionar no final da fila.
A segunda criança repete toda a movimentação da primeira e assim sucessivamente até que a última
devolva o bastão para a primeira, que deverá levantá-lo.
Final: quando o último participante devolver o bastão ao primeiro.
Variações: variar com duplas, trios, segurando o bastão.



2
Nome: O apito.
Faixa etária: de 3 anos em diante.
Organização e material: apito e faixa de pano.
Categoria: sensorial / auditiva.
Objetivo: desenvolver a atenção.
Formação: em circulo.
Desenvolvimento: no centro do circulo, duas crianças
de olhos vendados e um apito, colocado em qualquer lugar da área. Ao sinal do professor, as duas crianças terão que localizar o apito e aquela que o encontrar primeiro, deverá apitar seguidamente.
Final: terminará quando o apito for encontrado.
Variações: poderá ser realizado com mais crianças ao mesmo tempo.

3
Nome: Lenço atrás, corre-cutía.
Faixa etária: de 3 anos em diante.
Organização e material: lenço, saquinho de areia, bola, boné, etc.
Categoria: correr.
Objetivo: trabalhar a velocidade, a agilidade, a atenção, a orientação espacial, a noção de lateralidade.
Formação: em circulo.
Desenvolvimento: crianças sentadas em circulo. Fora do circulo estará uma criança com um lenço na mão, que ao sinal do professor, correrá ao redor do circulo enquanto as outras cantam. Quando a música terminar, ela deverá deixar o lenço atrás de alguma criança e fugir, correndo em volta do circulo, procurando sentar-se no lugar da criança atrás da qual colocou o lenço. E assim sucessivamente.
Final: a critério do professor.
Observação: sugere-se ao professor que o aluno que se sentar em outro lugar ou for pego durante a corrida, em vez de ir para o centro do circulo, repita a movimentação .

4
Nome: Quem consegue maior número de faixas.
Faixa etária: de 3 anos em diante.
Organização e material: tiras de pano ou de papel.
Categoria: correr.
Objetivo: trabalhar a velocidade, a agilidade, a atenção, a orientação espacial.
Formação: participantes dispersos pela quadra.
Desenvolvimento: crianças espalhadas pela quadra, tendo cada uma, no cós do calção ou calça, uma faixa.
Ao sinal do professor, as crianças correrão procurando conseguir pegar o maior número de faixas possíveis, tirando-as dos colegas.
Final: ganhará a criança que conseguir o maior número de faixas.
Variação: em duplas, em equipes.

5
Nome: Senhor delegado.
Faixa etária: de 3 anos em diante
Organização e material: linha demarcatória (cadeia).
Categoria: correr.
Objetivo: trabalhar a velocidade, a agilidade, a coordenação dinâmica geral, a orientação espacial, a atenção.
Formação: participantes dispersos pela quadra.
Desenvolvimento: crianças espalhadas pela quadra; uma delas será escolhida para ser o delegado.
Ao sinal do professor, ela partirá atrás das demais, tentando capturá-las. As crianças capturadas serão conduzidas pelo delegado até um lugar predeterminado (cadeia), onde deverão permanecer.
Final: quando o último participante for capturado (ou alguma outra forma combinada entre o professor e a turma).

6
Nome: Pega-pega em dupla.
Faixa etária: de 3 anos em diante.
Categoria: correr.
Objetivo: desenvolver a agilidade, a velocidade, a coordenação dinâmica geral, a atenção, a orientação espa-ço-temporal.
Formação: participantes dispersos pela quadra.
Desenvolvimento: crianças espalhadas pela quadra e duas delas serão escolhidas para serem os pegadores.
Ao sinal do professor, as crianças fugirão e a dupla (de mãos dadas) sairá atrás, tentando capturar alguém. Quando uma delas tocar uma criança qualquer será por ela substituída.
Final: a critério do professor.
Variação: se o pegador "A" capturar alguma criança, esta deverá substituir o pegador "B" e vice-versa.

7
Nome: Pega-pega “corrente”
Faixa etária: de 3 anos em diante.
Categoria: correr.
Objetivo: trabalhar a velocidade, a agilidade, a coordenação dinâmica geral, a atenção, a orientação espaço-temporal.
Formação: participantes dispersos pela quadra.
Desenvolvimento: crianças espalhadas pela quadra;
uma delas será escolhida para ser o pegador. Ao sinal do professor, as crianças fugirão e o pegador sairá atrás,
tentando captura-las. As crianças que forem capturadas darão a mão ao pegador, passando a ajudá-lo, formando assim uma corrente.
Final: terminará quando todas as crianças forem capturadas ou a critério do professor.

8
Nome: Batida alegre.
Faixa etária: de 3 anos em diante.
Categoria: correr.
Objetivo: trabalhar a atenção, a velocidade. a agilidade, a orientação espacial, a noção de esquema corporal.
Formação: participantes dispersos pela quadra.
Desenvolvimento: crianças espalhadas pela quadra uma delas será escolhida para ser o pegador. Ao sinal.
ela partirá tentando pegar alguém. Quando alguma criança for tocada, imediatamente deverá colocar sua mão no local onde foi tocada e continuar correndo.
Final: quando todas forem tocadas ou a critério do professor.

9
Nome: Gritaria.
Faixa etária: de 3 anos em diante.
Organização e material: lenço, bola, etc
Categoria: sensorial.
Objetivo: desenvolver a atenção, a audição.
Formação: em círculo.
Desenvolvimento: crianças sentadas em círculo. O professor terá um lenço com um pequeno nó ou bola, que
será lançado(a) ao ar para iniciar a brincadeira. Enquanto o lenço estiver no ar todos devem gritar. Ao tocar o solo,todos ficarão completamente sérios.
Final: a critério do professor.





10
Nome: Cabra-cega.
Faixa etária : de 3 anos em diante.
Organização e material: lenço.
Categoria: andar, correr, sensorial.
Objetivo: trabalhar a agilidade, a atenção, a orientação espacial.
Formação: participantes dispersos pela quadra.
Desenvolvimento: crianças espalhadas pela quadra; uma delas será escolhida para ficar com os olhos vendados (cabra-cega). Ao sinal, ela tentará pegar as outras crianças, que deverão se aproximar da cabra-cega, falando ou tocando-a, a fim de que ela possa orientar-se em direção ao lugar onde se encontram as crianças que deve pegar.
Final: a critério do professor.
Observação: a criança que a cabra-cega capturar tomará o seu lugar.

11
Nome: Água/terra.
Faixa etária: de 4 anos em diante.
Organização e material: linha demarcatória.
Categoria: saltar.
Objetivo: desenvolver a atenção, a agilidade, a noção de lateralidade.
Formação: em fileira.
Desenvolvimento: linha demarcatória no chão, de um lado será a terra e do outro a água. Crianças posicionadas de um dos lados da linha. Ao comando do professor, todas deverão saltar para o lado pedido. Por exemplo: se todas as crianças estiverem do lado da água e o professor disser  “Terra”, todas deverão saltar para a terra e vice-versa. Aquelas crianças que não seguirem as ordens, saltando antes, depois, para o lugar errado ou permanecendo no lugar sairão do jogo, indo para a torcida .
Final: vencerá o participante que sobrar.

12
Nome: Ar/água/terra.
Faixa etária: de 5 anos em diante.
Organização e material: bola ou peteca.
Categoria: cognitiva
Objetivo: trabalhar a atenção, a memorização, a imaginação
Formação: em circulo.
Desenvolvimento: crianças em pé e em circulo. O professor escolherá uma delas para ficar no centro com uma bola. Ao sinal do professor, a criança do centro passará a bola a um dos companheiros, dizendo simultaneamente "Ar', "Água" ou "Terra" e contando até 10. A criança que recebeu a bola, deverá dizer o nome de um animal que viva no elemento citado.
Final: quando todas tiverem participado ou a critério do professor.

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Nome: Pega-pega americano.
Faixa etária: de 4 anos em diante.
Categoria: correr.
Objetivo: trabalhar a atenção, a velocidade, a agilidade, a orientação espacial, a noção de esquema corporal.
Formação: participantes dispersos pela quadra.
Desenvolvimento: crianças espalhadas pela quadra, uma delas será escolhida para ser o pegador. Ao sinal do
professor, as crianças fugirão e o pegador sairá atrás, tentando capturar alguém. Quando o pegador tocar em alguma criança, ela deverá parar de correr e permanecer em afastamento lateral das pernas. Assim que um companheiro passar por entre as suas pernas, ela estará livre para correr novamente.
Final: quando todas as crianças forem capturadas ou a critério do professor.


Observação: poderá ser combinado com a turma que a criança que estiver passando entre as pernas de outra
não poderá ser capturada (pique).
Variações:
a) Para salvar o companheiro a criança deverá passar duas vezes entre as pernas dele ou deverão passar duas crianças, uma seguida de outra.
b) Dois pegadores, um menino e uma menina. O menino só poderá pegar meninas e vice-versa e, no salvamento, meninos só poderão salvar meninas e vice-versa
c) O posicionamento das crianças capturadas pode ser mudado . Em vez de ficarem em pé, em afastamento
lateral das pernas, poderão ficar sentadas ou deitadas, em posição de flexão de braços.
d) Três pegadores. Quem for capturado pelo pegador "A" ficará em pé, em afastamento lateral das pernas, e,
para ser salvo, alguém deverá passar por entre as
suas pernas. Quem for capturado pelo pegador "B" ficará sentado e, para ser salvo, alguém deverá passar
com as pernas em afastamento lateral sobre ele.
Quem for capturado pelo pegador "C" deverá ficar deitado e, para ser salvo, alguém deverá saltá-lo.