Ciências - Planejamento Escolar - 4ª Etapa - EJA (exceto Português, Matemática e Inglês)
Bimestre: 1º
Níveis de Organização do Corpo Humano
As células, tecidos, órgãos e sistemas(Tipos e conceitos)
Sistema digestório
Sistema circulatório
Sistema urinário
Bimestre: 2º
A Reprodução Humana
O sistema genital masculino
O sistema genital feminino
Ovulação, fecundação, menstruação
A gravidez
Métodos contraceptivos
O aborto
Bimestre: 3º
Unidade quimica (noções)
Conceito de matéria
Propriedades gerais de matéria
Noções de atomística
Substâncias simples e compostas
Classificação periódica dos elementos
Misturas e combinações
Bimestre: 4º
Cinemática
Dinâmica
Termologia
HISTÓRIA- Planejamento Escolar - 4ª Etapa - EJA
Bimestre: 1º
Exploração comercial Européia na América Latina
O processo de colonização no Brasil
A administração colonial
Economia canavieira
Sociedade colonial
Bimestre: 2º
A crise do sistema colonial Português
O processo de independência no Brasil
As rebeliões indígenas, negras e anticolonialista
O primeiro reinado
As regências
A sociedade imperial brasileira
Bimestre: 3º
A transição do Império para a República
A república brasileira
Os novos donos do poder
No tempo dos cafeicultores
As rebeliões sociais de caráter messiânico e urbano
A revolução de trinta e a Era Vargas
A república brasileira e o Golpe de 64
O Regime Militar
A nova república
Bimestre: 4º
O Mundo Contemporâneo
Revolução francesa
Revolução industrial
Conjuntura Européia no início do século XX
1ª Guerra Mundial
Revolução Russa
Os regimes totalitários
Facismos e nazismos
A crise de 29
Guerra Fria
Globalização
GEOGRAFIA- Planejamento Escolar - 4ª Etapa - EJA
Bimestre: 1º
Paisagem, lugar, espaço e território
Sistemas socioeconômicos
Feudalismo e Capitalismo
Guerra Fria e a origem do 1º,2º e 3º mundo
Oposição Norte e Sul
Nova Ordem Mundial
O surgimento do processo de globalização
Bimestre: 2º
América do Norte
América do Sul
América Central
América Andina
América Platina
Bimestre: 3º
A Europa e todos os seus aspectos (naturais, sociais econômicos e etc.)
Região da Europa
População e economia
Bimestre: 4º
Continente Africano e seus aspectos naturais, culturais e econômicos
Continente Asiático e seus aspectos naturais, culturais e econômicos
Continente gelados (Antártida e o Ártico e seus aspectos socioculturais)
EDUCAÇÃO FÍSICA- Planejamento Escolar - 4ª Etapa - EJA
Bimestre: 1º
História da arte Arte moderna: expressionismo, naturalismo, cubismo
Desenhos: técnicas de pintura, ampliação e redução de desenhos
A importância da Arte como matéria do cotidiano
Bimestre: 2º
Arquitetura urbana
Estrutura da cidade
Desenvolvimento da arte no Brasil
Modernismo
Diversidade cultural
Marketing
Logo marca
Logotipo
Slogan
Festas juninas
Bimestre: 3º
Personalidades de pinturas e obras
Personalidades da arquitetura e obras
principais autores e obras Literária
Mural ilustrado
Entrevista
Mural informativo
Bimestre: 4º
Patrimônio cultural
Acervos públicos
Diferentes padrões artísticos
A arte paraense
Ritmos
Dramatizações
OBJETIVOS GERAIS
No processo de ensino-aprendizagem dos diferentes ciclos do ensino fundamental, espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania. Para isso a escola deverá organizar um conjunto de atividades que, progressivamente, possibilite o aluno:
• Utilizar e desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando descriminações e desenvolvendo capacidade de uso diário como( saber fazer uso de deus direitos e também deveres
• considerar as diferente condições de produção do discurso;
• Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio.
• Contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões;
• Identificando e repensando juízos de valor tanto socioideológicos Reafirmando a sua identidade cultural e social;
• Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade.
• Valorizando sua cultura e seu conhecimento;
• Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Através das atividades sobre o tema Cidadania pretende-se despertar a consciência social e política, dos direitos pré-estabelecidos quando os mesmo não são respeitados, assim promover a dignidade das pessoas e a sua inclusão na sociedade numa relação de igualdade e liberdade entre as pessoas. Compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres políticos,civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
• No que se refere ao tema Sexualidade enquanto tema transversal pretende-se despertar a consciência sobre como prevenir as DST”s,transmitir valores, atitudes e comportamento, esclarecer limites, enfim uma visão consciente da sexualidade, sem preconceitos e .
• Considerando que a Tecnologia desempenha um papel importante na vida, pode ajudar o aluno a pensar de maneira lógica sobre os fatos do cotidiano e a resolver problemas práticos de forma mais simples, tende- se a orientá-lo cada vez mais nesse sentido, o principal objetivo está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
METODOLOGIA
• Realização de atividades orais e escritas
• Incentivo ao debate
• Atividades de pesquisas
• Exercício dos conteúdos e resoluções
• Socialização de exercícios através de troca de atividades
• Exposição de trabalhos
• Promover a discussão sobre um tema proposto
• Sugestões de leituras
RECURSOS DIDÁTICOS
• Uso do quadro
• Textos
• Jornais
• Revistas
• Dicionário
• Vídeo
• Internet
• Livro didático
AVALIAÇÃO
• Frequência
• Participação
• Interesse
• Teste Simulado
• Redação
• Atividade de Pesquisa
• Debates
• Leitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário