Nessa visão, cabe ao processo educacional da EJA, apontar para uma nova relação entre ciência, trabalho e cultura que constitua uma base sólida de formação científica e histórica, possibilitando aos educandos, além do desenvolvimento de suas potencialidades como seres humanos, também o desenvolvimento do senso crítico, das capacidades de ler e interpretar o mundo, por meio da atividade reflexiva.
No transcurso do processo, a autonomia dos educandos deve ser estimulada para lhes facilitar a continuidade dos estudos com sucesso, pois se sabe que, algumas das vicissitudes biográficas que ocasionaram suas dificuldades em freqüentar a escola no passado, podem dificultar a sua perseverança no presente.
Será sempre necessário atentar para os motivos desses alunos e compreendê-los em suas dificuldades de maneira muito mais sutil do que se faria com outras turmas, não esquecendo de que são trabalhadores, jovens, adultos e/ou idosos que já possuem uma caminhada e cuja experiência pode ser um rico veio no qual o professor poderá fundamentar o processo de ensino
A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
a) Eixo científico – abrangendo a linguagem em suas várias dimensões, os conhecimentos gerais, a compreensão dos processos da natureza e da sociedade, a superação do senso comum pela compreensão científica dos processos de formação humana histórico-social.
b) Eixo ético político – abrangendo os valores ético-morais - políticos; as relações entre público e privado; a importância dos meios de comunicação e sua influência na vida cotidiana e nos valores individuais e sociais; as relações de trabalho e poder; as atividades de reflexão consciente sobre os fatos humanos, os valores coletivos e individuais.
c) Eixo sócio-ambiental – É constituído de tópicos fundamentais à compreensão da necessidade da preservação do ambiente, abrangendo estudos sobre: a exploração e a preservação dos recursos naturais; as conseqüências da degradação do meio ambiente, hábitos, atitudes e valores; o ambiente familiar e social; a valorização do homem e da cultura; as transformações ocorridas na natureza pela ação do homem; a constituição da consciência ambiental.
d) Eixo estético-cultural – deve possibilitar ao educando o conhecimento da cultura humana em suas diversidade, abrangendo a compreensão da várias expressões culturais, acesso ao conhecimento das produções artísticas e culturais que melhor representem a cultura nacional em seus aspectos histórico-sociais. As diversas culturas que compõem a cultura brasileira, paranaense e regional, a arte clássica e popular em suas diversas manifestações.
Como a cultura é constituída pelo conjunto das criações humanas, deve ser privilegiada no trabalho pedagógico, através de atividades em todas as áreas do conhecimento, de maneira interdisciplinar. A Linguagem, em suas várias manifestações é geradora - mediadora da cultura humana, pois é ela que produz e veicula o conhecimento elaborado pela humanidade.
As áreas do conhecimento a serem desenvolvidas na EJA, dentro destes eixos articuladores, de acordo com a Proposta Pedagógica da EJA, são:
LINGUAGEM
(LINGUA PORTUGUESA)
Oralidade – Leitura – Interpretação – Produção De Textos
(ALFABETIZAÇÃO)
(ARTES E
EDUCAÇÃO FÍSICA)
ESTUDOS DA SOCIEDADE E DA NATUREZA
(história, geografia, ciências e ensino religioso)
ESTUDOS DE MATEMÁTICA E SUAS
TECNOLOGIAS
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