ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM ELISEU COROLLI
PROFESSOR RONALDO DA CONCEIÇÃO SOUSA
5º ANO
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
PERÍODO: SEMESTRAL
SÉRIE: 4ª
OBJETIVO GERAL
Desenvolver no educando sua capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade, utilizando a linguagem verbal e não-verbal, domine estruturas da língua, passe da língua oral para a escrita, crie novas formas de expressão e de socialização.
TIPOLOGIA TEXTUAL
· Contos
· Poemas
· Informativos
· Fábulas
· Parlendas
· Propaganda
· Músicas
· Receitas
· Adivinhações
· Trava – língua
· História em quadrinhos
· Cartas
· Bilhetes
· Convites
· Anedotas
CONTEÚDOS
· Gramática
· Revisão do alfabeto maiúsculo e minúsculo
· Ordem alfabética
· Encontro Vocálico
· Encontro consonantal
· Dígrafos
· Tipos de frases
· Sinônimo e Antônimos
· Sinais de Pontuações I e II
· Substantivos: próprio, comum, simples, composto, primitivo e derivado
· Ortografia
· Sons parecidos f/v; t/d; p/b; c/g
· R/L intercalados
· Palavras terminadas em e ou i
· Palavras terminadas em o ou u
· Palavras terminadas em m ou n/ m antes de P e B
· Palavras com ar, er ir, or, ur
as, es. is, os,us
al, el, il ol, ul
· A letra R e S
· Palavras com CH, LH, NH
· Sufixos: esa/eza
· S/Z finais
· Cedilha
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Utilizar o diálogo como uma interação entre professor/aluno e aluno/aluno e que este deve ser permanente no trabalho escolar;
· Contribuir para a formação de competentes escritores de textos coerentes e coesos;
· Despertar o gosto pela leitura;
· Localizar a idéia central do texto;
· Interpretar textos com auxílio de material gráfico;
· Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados;
· Organizar corretamente as palavras na ordem alfabética, observando a primeira letra, a segunda letra e a terceira;
· Identificar e classificar os encontros vocálicos;
· Reconhecer os encontros consonantais de mesma e de diferentes sílabas;
· Diferenciar os encontros consonantais de dígrafos;
· Substituir vocábulos por palavras de valor igual, ou seja, com o mesmo significado;
· Utilizar o dicionário para estudo e diferenciação de sinônimos e antônimos;
· Grafar corretamente as palavras de acordo cada ortografia estudadas;
· Diferenciar com embasamento teórico os gêneros textuais;
· Classificar cada tipo de frase conforme sua pontuação final;
· Identificar e dominar o uso dos sinais de pontuação, a fim de ler com entonação e precisão;
· Identificar os substantivos e classificá – los dentro de um contexto textual.
METODOLOGIAS
· Aula expositiva
· Atividades individuais
· Leituras variadas
· Estudo e compreensão de texto
· Estudo de vocábulos
· Ditados variados
· Produção textual
· Criação de rimas
· Solução de adivinhas
· Utilização de caça-palavras, enigma ou carta enigmática
· Recorte e colagem
· Testes avaliativos
RECURSOS DIDÁTICOS
· Livro didático
· Quadro, giz, apagador, chamex, tinta e impressora
· Jornais, revistas, receitas, bulas de remédios e propaganda;
· Papéis diversos, pincéis atômicos, cola, tesoura, lápis de cores, fita adesiva e régua;
AVALIAÇÃO
Os educandos serão avaliados de forma contínua onde através da observação e registro da aprendizagem, levar-se-á em consideração a participação, assiduidade e interesse de cada discentes. Como também, avaliar-se-á através de testes, para medir a eficácia da assimilação do conteúdo trabalhado.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PERÍODO: SEMESTRAL
SÉRIE: 4ª
OBJETIVO GERAL
Estabelecer atitudes positivas em relação à aprendizagem da Matemática, favorecendo o desenvolvimento das habilidades de raciocínio, interpretação e na relação de situações-problemas do cotidiano.
CONTEÚDOS
· Revisão das quatro operações fundamentais da matemática
· Antecessor e sucessor
· Sistema de numeração decimal
· Ordens e classes
· Leitura de números naturais
· Valor absoluto e relativo
· Adição de números naturais
· Problemas Matemáticos
· Números Ordinais
· Subtração de Números Naturais
· Figuras Geométricas
· Sólidos Geométricos
· Problemas Matemáticos
· Multiplicação de Números Naturais
· Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo e sêxtuplo
· Problemas envolvendo a adição, subtração e multiplicação
· Expressões numéricas
· Expressões numéricas envolvendo sinais de associações
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Determinar o antecessor e o sucessor de um número natural;
· Ler e escrever os números naturais cuja representação tenha três classes;
· Compor e decompor segundo o valor relativo;
· Ler e escrever os números por extenso;
· Efetuar com compreensão a adição de números naturais;
· Interpretar e efetuar as situações-problemas envolvendo a adição;
· Escrever os números por extenso;
· Resolver situações-problemas envolvendo a subtração;
· Identificar e efetuar problemas matemáticos que envolvem a adição e a subtração;
· Identificar objetos que lembrem a forma de sólidos geométricos;
· Recordar e ampliar as idéias a respeito da multiplicação;
· Calcular o dobro, o triplo, o quádruplo, quíntuplo e sêxtuplo;
· Identificar e efetuar problemas matemáticos que envolvem a adição, a subtração e multiplicação.
METODOLOGIAS
· Aula expositiva
· Atividades individuais
· Utilização do ábaco;
· Treino da tabuada
· Jogos matemáticos
· Confecções de figuras geométricas
· Confecções de tabela dos numerais por extenso;
· Construção da tabuada
· Testes avaliativos
RECURSOS DIDÁTICOS
· Livro didático
· Quadro, giz, apagador, chamex, tinta e impressora
· Jornais, revistas, receitas, bulas de remédios e propaganda;
· Papéis diversos, pincéis atômicos, cola, tesoura, lápis de cores, fita adesiva e régua;
· Ábaco, material dourado.
AVALIAÇÃO
Os educandos serão avaliados de forma contínua onde através da observação e registro da aprendizagem, levar-se-á em consideração a participação, assiduidade e interesse de cada discentes. Como também, avaliar-se-á através de testes, para medir a eficácia da assimilação do conteúdo trabalhado.
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PERÍODO: SEMESTRAL
SÉRIE: 4ª
OBJETIVO GERAL
Compreender a natureza como um todo dinâmico, reconhecendo-se como ser integrante e transformador do mundo em que vivem.
CONTEÚDOS
· Terra é o nosso planeta
· O solo e sua formação
· A conservação do solo
· O sistema solar: os planetas
· Cadeia alimentar
· Floresta Amazônica
· Mata Atlântica
· O cerrado
· A caatinga
· O manguezal
· Os campos
· O pantanal
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Compreender que o interior do planeta Terra é formado por diferentes tipos de materiais em diferentes estados físicos;
· Conhecer alguns tipos de solo, sua composição e características específicas;
· Valorizar a importância do solo e promover atitudes de preservação ambiental;
· Identificar o Sol, como centro do sistema solar, ao qual giram ao redor todos os planetas;
· Diferenciar por suas características básicas os planetas do sistema solar;
· Reconhecer a cadeia alimentar;
· Reconhecer as interferências naturais e humanas nos ecossistemas;
· Entender que o espaço geográfico brasileiro se ocupação humana e, grande parte dos biomas foram devastados;
· Identificar as principais características da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, valorizando sua biodiversidade e os principais problemas que as afetam;
· Identificar as principais características do cerrado, da caatinga, do manguezal, dos campos e do pantanal, valorizando sua diversidade e conhecendo os principais problemas que os afetam.
METODOLOGIAS
· Aula expositiva
· Atividades individuais
· Leitura individual e coletiva de textos científicos
· Debates
· Pesquisas
· Seminários
· Confecções de cartazes
· Recorte e colagem
· Confecção ou ilustração dos planetas, do sol e da cadeia alimentar
· Testes avaliativos
RECURSOS DIDÁTICOS
· Livro didático
· Quadro, giz, apagador, chamex, tinta e impressora;
· Jornais, revistas (Ciência Hoje)
· Papéis diversos, pincéis atômicos, cola, tesoura, lápis de cores, fita adesiva e régua, livros de recortes, bolas de isopor;
AVALIAÇÃO
Os educandos serão avaliados de forma contínua onde através da observação e registro da aprendizagem, levar-se-á em consideração a participação, assiduidade e interesse de cada discentes. Como também, avaliar-se-á através de testes, para medir a eficácia da assimilação do conteúdo trabalhado.
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PERÍODO: SEMESTRAL
SÉRIE: 4ª
OBJETIVO GERAL
Conhecer e compreender os acontecimentos históricos e suas mudanças ao longo do tempo, fazendo um paralelo com os fatos atuais, no Brasil e no mundo posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferentes culturas de etnias.
CONTEÚDOS
· A expedição de Pedro Álvares Cabral
· A criação das capitanias hereditárias
· A mineração no Brasil Colonial
· A independência do Brasil
· Datas comemorativas
· O Rio de Janeiro na época de D. João
· Os custos da Independência
· A expansão do café
· Modernização à brasileira
· A abolição da escravatura
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Perceber que as viagens marítimas portuguesas em particular, em particular a viagem de Pedro Álvares Cabral, dando início a história brasileira;
· Reconhecer a divisão estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas;
· Identificar as principais razões que levaram a coroa portuguesa a iniciar a colonização brasileira;
· Listar as principais características da produção açucareira colonial;
· Reconhecer as principais características das bandeiras e dos bandeirantes;
· Ordenar os acontecimentos que marcaram o processo de independência do Brasil;
· Explanar os significados de colônia e de portos;
· Interpretar obras de artes ligadas à Independência do Brasil;
· Reconhecer as mudanças ocorridas na cidade de Rio de Janeiro com a chegada da Família Real;
· Debater o significado e os efeitos concretos da lei que aboliu a escravidão no Brasil;
· Interpretar o samba-enredo e relacioná-lo à Independência do Brasil.
METODOLOGIAS
· Aula expositiva
· Atividades individuais
· Leitura individual e coletiva de textos informativos
· Debates
· Pesquisas
· Seminários
· Confecções de cartazes
· Recorte e colagem
· Trabalhos em grupos
· Testes avaliativos
RECURSOS DIDÁTICOS
· Livro didático
· Quadro, giz, apagador, chamex, tinta e impressora;
· Jornais, revistas
· Papéis diversos, pincéis atômicos, cola, tesoura, lápis de cores, fita adesiva e régua, livros de recortes
AVALIAÇÃO
Os educandos serão avaliados de forma contínua onde através da observação e registro da aprendizagem, levar-se-á em consideração a participação, assiduidade e interesse de cada discentes. Como também, avaliar-se-á através de testes, para medir a eficácia da assimilação do conteúdo trabalhado.
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PERÍODO: SEMESTRAL
SÉRIE: 4ª
OBJETIVO GERAL
Reconhecer no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância de modo a desloca-se com autonomia, refletindo a cerca das diferentes manifestações da natureza e da apropriação e transformação dela pela ação do homem.
CONTEÚDOS
· Planeta Terra: formas e movimentos
· Terra: continentes e representação
· O Brasil na América: divisão do continente
· Aspectos do território brasileiro
· Climas do Brasil: equatorial, tropical, tropical úmido. Tropical de altitude, subtropical e semi-árido
· Vegetação brasileira
· O relevo brasileiro
· Os rios do Brasil
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Localizar a Terra no sistema solar, conhecer sua forma, seus principais movimentos, a distribuição dos continentes e a representação do planeta;
· Identificar o território do planeta como o terceiro maior na escala dos planetas gigantes do sistema solar, e conhecer alguns de seus principais aspectos;
· Identificar a influência do clima na caracterização e na adaptação das formações vegetais brasileiras;
· Identificar as formas de relevo e conhecer as características dos rios e suas influências nas paisagens;
· Apresentar e identificar as principais características naturais do litoral e os problemas causados pela ação dos seres humanos;
METODOLOGIAS
· Aula expositiva
· Atividades individuais
· Leitura individual e coletiva de textos informativos
· Debates
· Pesquisas
· Seminários
· Confecções de cartazes
· Recorte e colagem
· Trabalhos em grupos
· Interpretação de gráfico, imagens e mapas
· Confecção dos movimentos de translação e rotação
· Confecção de álbum seriado da vegetação, dos rios e dos climas
· Utilização e ilustração do globo terrestre
· Testes avaliativos
RECURSOS DIDÁTICOS
· Livro didático
· Quadro, giz, apagador, chamex, tinta e impressora
· Jornais, revistas
· Papéis diversos, pincéis atômicos, cola, tesoura, lápis de cores, fita adesiva e régua, livros de recortes e bola de isopor
· Mapas dos continentes, do Brasil, do Estado e do Município
· Globo terrestre
AVALIAÇÃO
Os educandos serão avaliados de forma contínua onde através da observação e registro da aprendizagem, levar-se-á em consideração a participação, assiduidade e interesse de cada discentes. Como também, avaliar-se-á através de testes, para medir a eficácia da assimilação do conteúdo trabalhado.
DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO
PERÍODO: SEMESTRAL
SÉRIE: 4ª
OBJETIVO GERAL
Compreender a importância da pratica de atitudes e valores necessários a manutenção de bem estar individual e coletivo.
CONTEUDOS
· O ser humano, obra e criação de Deus
· A Bíblia
· Leitura e discussão de textos bíblicos (versículos e parábolas)
· Auto-estima
· Autoconfiança
· Construção da auto-imagem
· Preferências e sentimentos pessoais
· Amor ao próximo e a vida – drogas
· Valores pessoais; autodisciplina, solidariedade, cooperação iniciativa, interação, dialoga, respeito e amizade
· Valorização e respeito à diversidade humana
· Regra de convivência social
· Respeito valorização e cuidados com materiais de uso individual e coletivo
OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Compreender o processo de criação divina;
· Manusear a bíblia com facilidade para localizar textos do novo testamento;
· Interessar-se pela vida de Jesus quando viveu com o homem;
· Identificar a auto-estima como uma aceitação positiva de si mesma;
· Compreender que a autoconfiança e fundamental para se alcançar o sucesso
· Analisar o conhecimento que cada indivíduo tem de si mesmo;
· Compreender a importância do amor ao próximo
· Descobrir o sentido cristão das atitudes morais
· Sensibilizar as pessoas sobre o amor de Deus
· Estabelecer valores morais entre nossos semelhantes
· Respeitar a diversidade cultural
· Criar um ambiente apropriado para expressar os bons sentimentos.
METODOLOGIAS
Ø Aula dialogada
Ø Interpretação de textos
Ø Analise de musicas
Ø Analise de filmes bíblicos
Ø Atividades individuais e em grupo
Ø Produção de textos
Ø Caça palavras
Ø Cruzadinha
Ø Carta enigmática
Ø Pesquisa
Ø Entrevista
RECURSOS DIDÁTICOS
Ø Bíblia
Ø Letra de musicas
Ø Quadro e giz
Ø Aparelho de TV
Ø Aparelho de DVD
Ø Micro system
Ø CD
Ø DVD
Ø Cartolina
Ø Livros
Ø Cola
Ø Tesoura
Ø Chamex
Ø Computador
Ø Impressora
Ø Tinta
Ø CD-ROM
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser formativa, com a finalidade de adequar o processo de ensino ao processo de aprendizagem, adaptando os objetivos as peculiaridades dos alunos gerando atitudes positivas em relação à mudança de comportamento.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
PERÍODO: SEMESTRAL
SÉRIE: 4ª
OBJETIVO GERAL
Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca respeito pessoal e coletiva, articulando a percepção, a imaginação a emoção a sensibilidade e a reflexão ao apreciar realizar e fruir produções artísticas.
CONTEÚDOS
Ø Cores primárias
Ø Cores quentes e cores frias
Ø Colagens diversas e por meio de caricaturas
Ø Observando e pintando uma obra de arte
Ø Desenho livre e orientado
Ø Dobraduras
Ø Produção de historias em quadrinhos
Ø Formas geométricas
Ø Confecção de cartazes diversificados
Ø Coreografias
Ø Danças regionais
Ø Produção de parodias
Ø Interpretação de musicas
Ø Montagem de bonecos
Ø Montagem de palhaços
Ø Quebra cabeça
Ø Tangram
Ø Sucata
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Identificar cores primárias e cores secundárias
Ø Perceber que as cores esta presente no nosso dia a dia
Ø Perceber a cor como um ato de comunicação
Ø Identificar cores quentes e cores frias
Ø Caracterizar rostos expressando fisionomias
Ø Criar desenhos
Ø Confeccionar animais e outros através de dobraduras
Ø Perceber a variedade de coisas que podem ser formadas com tangram
Ø Identificar as figuras geométricas no nosso cotidiano
Ø Perceber que historinhas em quadrinhos possibilitam o aprendizado e entretenimento
Ø Identificar que mensagem a coreografia nos transmite
Ø Dramatizar letra de musica
Ø Reconhecer na dança a diversidade cultural de uma região
Ø Reconhecer que a mudança de letra original de uma musica transformando a em parodia pode ser considerada como uma brincadeira de palavras
Ø Utilizar a montagem de bonecos diversos para desenvolver a coordenação e raciocínio lógico.
Ø Identificar as diversas paisagens com barbante e lã
METODOLOGIAS
· Colorir desenhos
· Conversa informal
· Fazer misturas de cores
· Desenhar rosto dos colegas evidenciando o que lhe é peculiar
· Colorir e recortar partes para formar um todo
· Analisar letra de musica
· Produção e ilustração de textos
· Confeccionar cartazes
· Confeccionar brinquedos e objetos decorativos com sucatas.
RECURSOS DIDÁTICOS
· Letra de musicas
· Quadro e giz
· Aparelho de TV
· Aparelho de D VD
· CD
· DVD
· Micro system
· Cartolina
· Livros
· Cola
· Tesoura
· Chamex
· Álcool
· Estêncil
· Mimeógrafo
· Computador
· Impressora
· Tinta
· CD-ROM
· Lã
· Barbante
· Cola quente
· Pistola
· Sucata
· Tinta
· Pincel
AVALIAÇÃO
A avaliação será continua observando a criatividade e o interesse nas atividades propostas.
DISCIPLINA: RECREAÇÃO
PERÍODO: SEMESTRAL
SÉRIE: 4ª
OBJETIVO GERAL
Desenvolver atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, internalizando regras necessárias ao convívio social.
CONTEÚDOS
· A importância da educação
· Dinâmicas de integração
· Bingos
· Gincanas educativas
· Coordenação motora
· Jogos: dama, xadrez, dominó
· Jogos populares: boliche
· Jogos pré-esportivos: futebol, drible, bobinho
· Brincadeiras: amarelinha, pular corda, bambolê, cabo de guerra. Corrida no saco carrinho de Mao; queimada.
· Atividades diversas de coordenação: correr, dançar, pular, dança das cadeiras.
· Uso de brinquedos diversos
· Brincadeira das cores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Desenvolver autonomia, a cooperação e participação social
Ø Adquirir valores e princípios
Ø Vivenciar diferentes práticas corporais
Ø Desenvolver as potencialidades corporais dos alunos
Ø Colaborar com a construção de relações interpessoais de maneira prazerosa
Ø Desenvolver o respeito mútuo
Ø Desenvolver atitudes de solidariedade e dignidade
Ø Permitir que os educando desenvolvam movimentos em conjunto
Ø Identificar características da personalidade através das expressões.
RECURSOS DIDÁTICOS
· Bola
· Corda
· Saco
· Damas
· Xadrez
· Grãos
· Domino
· Bambolê
· Micro system
· CD
· Aparelho de DVD
· DVD
AVALIAÇÃO
A avaliação será diferenciada levando em consideração os limites e possibilidade de cada educando, observando o grau de desempenho e independência de cada atividade, sem deixar de registrar o cumprimento das regras estabelecidas.
DOMELISEU
2012
2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário