RECREAÇÃO
HISTORIA
A recreação teve
sua origem na pré historia, quando o homem primitivo se divertia festejando o inicio
da temporada da caça, ou a habitação de uma nova caverna.
O QUE É RECREAÇÂO ?
A palavra provem
de verbo latino RECREARE que significa, reproduzir, renovar e recrear.
A recreação compreende, portanto, todas as atividades espontâneas, prazerosas que
o individuo busca para melhor ocupar seu tempo livre.
IMPORTÂNCIA DO LAZER
Durante o Governo
Vargas, toda uma serie de medidas foi baixada em beneficio dos trabalhadores: além
do salário mínimo, regulamentação de férias, aposentadoria e a legalização da jornada
de trabalho de 8 horas (CLT). Isso ocasionou problemas de ordem social, emprego
das horas de lazer de uma maneira saudável, a incapacidade de utilizar o tempo livre
leva o indivíduo ao ócio. Para a solução desse problema duas alternativas:
a)
Ensinar a organizar a vida nas horas livres
b)
Criar um sistema de recreação
EDUCAÇÃO PARA O LAZER
A criança precisa
ser educada para o bom aproveitamento do lazer,já que, para elas, as brincadeiras
e as formas de jogos são limitadas.
RECREIO ESCOLAR
Recreio dirigido
– a criança aprende a brincar
Recreio orientado
– orientação na escolha das atividades
Recreio organizado
– o professor organiza e dirige as atividades
IMPORTÂNCIA DA RECREAÇÃO NO MUNDO INFANTIL
Através dos jogos
podemos descobrir a personalidade da criança, pois ela demonstra o que sente e que
tipo de temperamento possui: tímida, irrequieta, agressiva, alegre, calma, temperamental,
líder,egoísta,teimosa,introvertida,extrovertida,nervosa,excitada, etc. Podemos canalizar
e modificar o temperamento das crianças enquanto são pequenas, mais tarde podem
surgir problemas de ordem psíquica difíceis de ser controlados. Por isso a importância
da recreação para as crianças, pois aprendem a aceitar, controlar suas emoções,
expandir os seus sentimentos, a criar novas situações conviver em grupos homogêneos
respeitando a individualidade de cada um.
ATIVIADADES RECREATIVAS
a)
Recorte
b)
Colagem
c)
Pintura
d)
Origami ( dobraduras)
e)
Historias (Ex: O menino rico)
f)
Brinquedo cantado
g)
Parlendas
JOGOS
DEFINIÇÃO
É uma atividade
ou ocupação voluntaria, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo
e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias,
dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria
e de uma consciência de ser diferente da “ vida cotidiana”
(Huizinga, 1996, p.33)
DIVISÃO
a) Conteste
– atividade física na qual se introduz um fator psíquico baseado numa situação estimulante
= desafio.
Ex: vamos ver quem consegue chegar primeiro, pular mais
alto, mais distante.
b) Jogo
organizado – possui regras, que devem ser cumpridas pelos seus participantes.
FUNÇÃO
a) Estimuladora
– traz ao organismo, entre outros estímulos, necessários ao crescimento dos órgãos
,controlemos o sistema nervoso.
b) Compensadora
– substitui a realidade, proporcionando oportunidade de despertar as tendências
que a vida cotidiana não consegue.
c) Catártica
– liberação das tendências anti- sociais, dos instintos agressivos, através do jogo
uma descarga momentânea.
d) Disciplinadora
– cumprimento de regras dosam seu comportamento.
e) Terapêutica
– através da expansividade do momento, consegue-se esquecer os problemas durante
o período de atividade depois ter mais forças para encará-las.
f)
Socializadora – por ser em grupo
TIPOS DE JOGOS
4.1 Quando a dificuldade
a) pequenos jogos – simples com regras fáceis.
b)grandes jogos – regras especificas, complexas
peculiares a um determinado esporte
4.2 Quanto a intensidade
a) ativos – todos participantes ao mesmo tempo
(basquete)
b) moderados – uns participantes enquanto outros
esperam sua vez de participar (corrida de
estafeta)
c) calmo
– sentados, cantando (choque)
4.3 Classificação
a) jogos motores – segundo as características
desenvolvem força, destreza,coordenação motora e
velocidade de movimentos.
b) sensoriais – atuam sobre os sentidos.
c) psíquicos :
- afetivos - desenvolve as sensações de prazer
- intelectuais – desenvolvem as qualidades
intelectuais ( xadrez, jogos de memória)
4.4 Quanto as funções especiais
a) Jogos de competição
- individual – caracteriza-se pela disputa
( força, destreza, agilidade)
- coletivo – predomina o espírito de equipe
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