Planejamento Anual de Artes
Escola: Presidente Médice
Disciplina: Artes
Prof.: Ronaldo Russou
Turno:______________ Turma: Ano: 6º
OBJETIVO GERAL:
-Motivar o aluno para desenvolver uma aprendizagem criativa,
participativa e conhecer progressivamente seu próprio talento, tendo
oportunidade de criar e expor suas criatividades, priorizando a arte da
aprendizagem.
* CONTEÚDOS
- História da arte;
- Arte e comunicação;
- Composição visual;
- O ponto;
- O volume;
- A linha;
- A forma;
- A cor;
- Datas comemorativas
do mês.
- Textura;
- Perspectiva, planos e profundidade;
- Luz e sombra;
- O desenho;
- Pintura e escultura;
- Conceito básico de música;
- Os elementos da música;
- O folclore popular.
- Datas comemorativas do mês.
- O som;
- Os elementos do som;
- A voz;
- Como se dá a emissão da voz;
- Classificação da voz;
- Iniciando a teoria básica da música;
- Datas comemorativas do mês.
- Teatro;
- Ator, uma voz e um corpo sob os refletores;
- Textos pictórico ou imaginário;
- História e cultura afro e indígena brasileira;
- Datas comemorativas do mês.
* ESTRATÉGIAS:
- Desenvolver os conteúdos de artes por meio de leituras,
diálogos, debates, criações de artes, confecção de maquete, confecções de
cartazes, músicas, pesquisas, dramatizações, filmes, exercícios orais e
escritos, trabalhos em grupos e individuais, produções textuais, interpretações
textuais, avaliações orais e escritas.
* RECURSOS:
- Lousa, giz, lápis piloto, livros didáticos, Xerox, colas,
cartolinas, tesouras, Datashow, folhas de papeis, jornais, revistas, réguas
etc.
AVALIAÇÕES:
- Observar o desempenho do aluno individualmente e em grupo:
quanto à atenção, interesse, participação, leituras, execução das atividades
orais e escritas desenvolvidas e avaliação escrita e oral.
Planejamento Anual de Artes
Escola: Presidente Médice
Disciplina: Artes
Prof.: Ronaldo Russou
Turno:______________ Turma: Ano: 7º
OBJETIVO GERAL:
- Motivar o aluno a se sentir seguro da própria capacidade de construir conhecimentos artístico, desenvolvendo a auto- estima e a perseverança
na busca de solução para um mundo melhor
cheio de paz, amor, alegria e esperança.
* CONTEÚDOS
- História da arte;
- Arte e comunicação;
- Composição visual;
- Datas comemorativas do mês.
-Letra e bastão;
- O ponto;
- O volume;
- A linha;
- A forma;
- A cor;
- Datas comemorativas
do mês.
- Datas comemorativas do mês;
-Letras de forma e algarismo tipo bastão;
- Textura;
- Perspectiva, planos e profundidade;
- Luz e sombra;
- O desenho;
-Tipos de desenhos;
- Pintura e escultura;
- Conceito básico de música;
- Os elementos da música;
- O folclore popular.
- Desenhos de memorização;
- O som;
- Os elementos do som;
- A voz;
- Como se dá a emissão da voz;
- Classificação da voz;
- Iniciando a teoria básica da música;
- Datas comemorativas do mês;
- Textos pictóricos ou imaginação.
- Musicalização;
- A magia da arte;
- A arte e a educação.
- Teatro;
- Ator, uma voz e um corpo sob os refletores
* ESTRATÉGIAS:
- Desenvolver os conteúdos de artes por meio de leituras,
diálogos, debates, criações de artes, confecção de maquete, confecções de
cartazes, músicas, pesquisas, dramatizações, filmes, exercícios orais e
escritos, trabalhos em grupos e individuais, produções textuais, interpretações
textuais, avaliações orais e escritas.
* RECURSOS:
- Lousa, giz, lápis piloto, livros didáticos, Xerox, colas,
cartolinas, tesouras, Datashow, folhas de papeis, jornais, revistas, réguas
etc.
AVALIAÇÕES:
- Observar o desempenho do aluno individualmente e em grupo:
quanto à atenção, interesse, participação, leituras, execução das atividades
orais e escritas desenvolvidas e avaliação escrita e oral.
Planejamento Anual de Artes
Escola: Presidente Médice
Disciplina: Artes
Prof.: Ronaldo Russou
Turno:______________ Turma: Ano: 8º
OBJETIVO GERAL:
- Levar o aluno para uma aprendizagem criativa que motive
sua capacidade de criar, renovar, resgatando a arte dos seus antepassados,
desenvolvendo as diversas formas artísticas da sua comunidade para agir com
perseverança na busca de conhecimentos.
* CONTEÚDOS
-A história da arte;
- A magia da arte;
- A arte e a educação;
- Arte e comunicação;
- Composição visual;
- Datas comemorativas do mês.
-Letra e bastão;
- O ponto;
- O volume;
- A linha;
- A forma;
- As cores primárias.
- As cores primárias e secundárias;
- Ponto, reta e plano;
- Leituras incidentais as comemorações;
-Desenhos;
- Instrumentos de desenhos;
-Técnicas de sombreamentos;
-Posições relativas de duas retas no plano;
- Leituras incidental ( as comemorações;
- Textos pictórico ou imaginário;
- História e cultura afro e indígena brasileira;
-Caricaturas;
- Musicalização.
- Os elementos da música;
-História em quadrinhos;
- Bullying;
-Técnicas;
-Texturas;
-Logotipos;
-Espiral;
-Arcos;
-Textos dramáticos;
-Outdoor em cartaz;
- Cortes de formas tridimensionais;
- Fazer artístico.
* ESTRATÉGIAS:
- Desenvolver os conteúdos de artes por meio de leituras,
diálogos, debates, criações de artes, confecção de maquete, confecções de
cartazes, músicas, pesquisas, dramatizações, filmes, exercícios orais e
escritos, trabalhos em grupos e individuais, produções textuais, interpretações
textuais, avaliações orais e escritas.
* RECURSOS:
- Lousa, giz, lápis piloto, livros didáticos, Xerox, colas,
cartolinas, tesouras, Datashow, folhas de papeis, jornais, revistas, réguas
etc.
AVALIAÇÕES:
- Observar o desempenho do aluno individualmente e em grupo:
quanto à atenção, interesse, participação, leituras, execução das atividades
orais e escritas desenvolvidas e avaliação escrita e oral.
Planejamento Anual de Artes
Escola: Presidente Médice
Disciplina: Artes
Prof.: Ronaldo Russou
Turno:______________ Turma: Ano: 9º
OBJETIVO GERAL:
- Levar o aluno a desenvolver a habilidade observação,
discrição e criação na leitura e na arte, tanto por meio de desenhos, ilustrações,
criações, quanto a linguagem oral
desenvolvendo atitudes de respeito e valorização com o meio artístico em que
vivem.
* CONTEÚDOS
-A história da arte;
- A magia da arte;
- A arte e a educação;
- Arte e comunicação;
- Composição visual;
- Datas comemorativas do mês.
-Letra e bastão;
- O ponto;
- O volume;
- A linha;
- A forma;
- As cores primárias.
- As cores primárias e secundárias;
-Geometria;
-Desenhos;
- Instrumentos de desenhos;
-Técnicas de sombreamentos;
- Estilização;
-Ângulo;
-Posições relativas de duas retas no plano;
- Leituras incidental ( as comemorações;
- Textos pictórico ou imaginário;
-Caricaturas;
- Musicalização.
-História em quadrinhos;
-Técnicas;
-Texturas;
-Logotipos;
-Espiral;
-Textos dramáticos;
-Outdoor em cartaz;
- Cortes de formas tridimensionais;
- Fazer artístico.
- Composição visual;
-Ampliações.
* ESTRATÉGIAS:
- Desenvolver os conteúdos de artes por meio de leituras,
diálogos, debates, criações de artes, confecção de maquete, confecções de
cartazes, músicas, pesquisas, dramatizações, filmes, exercícios orais e
escritos, trabalhos em grupos e individuais, produções textuais, interpretações
textuais, avaliações orais e escritas.
* RECURSOS:
- Lousa, giz, lápis piloto, livros didáticos, Xerox, colas,
cartolinas, tesouras, Datashow, folhas de papeis, jornais, revistas, réguas
etc.
AVALIAÇÕES:
- Observar o desempenho do aluno individualmente e em grupo:
quanto à atenção, interesse, participação, leituras, execução das atividades
orais e escritas desenvolvidas e avaliação escrita e oral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário