Planejamento Anual de Matemática
Escola: Presidente Médice
Disciplina: Matemática Prof.:Ronaldo Russou
Turno:______________ Turma: Ano: 6º
ESTRATÉGIAS: Selecionar algumas
situações-problema do cotidiano e entregar para os alunos (divididos em
grupo). Em seguida, pedir para que façam a leitura e interpretação do problema
e encontre a solução do mesmo. Na sequência, as várias representações
(desenhos, tabelas, árvore de possibilidades, esquemas etc), elaboradas pelos
alunos, serão socializadas. Neste momento, o professor faz as devidas intervenções,
comparando as respostas obtidas e os critérios usados pelos alunos, fazendo um
painel na lousa, valorizando todas as respostas e tentativas, favorecendo a
discussão, troca de ideias, busca de soluções etc, ajudando os alunos a
aceitar as diversas soluções dos colegas e compreender a lógica de outras
soluções.
RECURSOS: lápis, papel, borracha, calculadora
comum, livro didático de Matemática, caderno do professor e do aluno.
AVALIAÇÃO: Observar o envolvimento dos
alunos na atividade proposta. Propor atividades diagnósticas para avaliar
a aprendizagem dos alunos. Avaliação individual.
OBJETIVOS
GERAIS: resolver problemas matemáticos que envolvam as quatro operações:
adição, subtração, multiplicação e divisão.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
• Aplicar
e resolver as propriedades da adição.
•
Identificar em uma subtração as sua partes: minuendo, o subtraendo e a
diferença.
•
Relacionar a multiplicação com a adição.
•
Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto.
• Aplicar
e resolver as propriedades da multiplicação.
•
Identificar em uma divisão exata e não exata o dividendo, o divisor, o resto e
o quociente.
•
Conseguir perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa.
Avaliação
contínua: Envolvimento dos alunos na atividade proposta, soluções dos grupos e
avaliações escritas.
Propor
outras situações problema que envolva o cotidiano do aluno, realizando as
necessárias orientações.·.
CONTEÚDO:
-Adição
-Subtração
-Divisão
-Multiplicação
- Números
Romanos (letras, regras e exemplos)
- Números
Naturais (definição e representação simbólica)
-
Expressões Numéricas
Máximo
Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum
-
Conceitos importantes (números primos, compostos...)
-
Decomposição em Fatores Primos
-
Determinação dos Divisores de um Número
- MDC
(Máximo Divisor Comum)
- MMC
(Mínimo Múltiplo Comum)
Frações
- Frações
Equivalentes
- Adição
e Subtração de Frações
-
Multiplicação e Divisão de Frações
- Potenciação
e Radiciação de Frações
- Números
mistos
-
Introdução e exemplos
- Adição
e Subtração de Números Decimais
-
Multiplicação e Divisão de Números Decimais
- Dízima
periódica
- Dízima
simples
- Dízima
composta
- Ponto,
Reta e plano
-
Posições Relativas de Duas Retas em um Plano
- Figuras
geométricas
- Ângulos
- Tipos
de ângulos
-
Polígonos
-
Classificação dos polígonos
-
Classificação dos triângulos
-
Quadriláteros
-
Perímetro de um polígono
-
Circunferência e círculo
- Comprimento
de uma circunferência
Sistemas
de Medidas
- Medidas
de comprimento
- Medidas
de superfície
Áreas das
Figuras Planas
- Medidas
de volume
- Medidas
de capacidade
- Medidas
de massa
- Medidas
de tempo
-Situação-problema
-Expressão
Numérica
Nenhum comentário:
Postar um comentário