segunda-feira, 23 de abril de 2012

Pronomes Pessoais Sujeito


  • Veja
    na tabela abaixo os pronomes correspondentes a eu, você, ele, ela,
    nós, vocês, eles e elas:


em
inglês
em
português
I
eu
you
você
he
ele
she
ela
it
ele,
ela
we
nós,
a gente
you
vocês
they
eles,
elas


  • It
    é uma palavra (ou um pronome sujeito) usado para “coisas” ou
    situações inanimadas, ou para animais quando não se sabe o sexo.
    É comum até que pessoas se refiram a um bebê ainda em gestação
    como it,
    antes de saberem se é menino ou menina. Por
    exemplo, se virmos um cachorro na rua podemos dizer It’s
    big!

    (Ele/Ela é grande!)

  • Os
    pronomes I,
    you, he, she, it, we, you

    e they
    são chamados de pronomes
    sujeito

    porque são usados como sujeito da oração. Para identificar o
    sujeito de uma oração, é só perguntar o
    quê ou quem pratica a ação
    .
  • Você
    consegue identificar o sujeito em cada uma das orações abaixo?
(a)
Carlos sempre estuda à tarde.
(b)
Eles são professores americanos.
(c)
Esse tomate está estragado.
(d)
Você e o Paulo conhecem a Ana.
(e)
A prima da minha mãe tem quatro cachorros.
Aqui
estão os sujeitos:
(a)
quem ou o quê ‘sempre estuda à tarde’? Carlos.
(b)
quem ou o quê ‘são professores americanos’? Eles.
(c)
quem ou o quê ‘está estragado’? Esse
tomate
.
(d)
quem ou o quê ‘conhecem a Ana’? Você
e o Paulo
.
(e)
quem ou o quê ‘tem quatro cachorros’? A
prima da minha mãe
.
  • Veja
    esses exemplos de sujeitos em inglês:
This
car

is beautiful.
She
is nice.
My
cousin and my sister

are students.
Jake
and Sara

have three cats.

  • Note
    que é possível substituir os sujeitos das orações por um dos
    pronomes pessoais sujeito: he,
    she, it, we, you, they –
    exceto
    quando o sujeito é I (eu) claro!
This
car

is beautiful —-> It
is beautiful
[Esse
carro é bonito]   [Ele é bonito.]
My
cousin and my sister

are students —-> They
are students
[Meu
primo e minha irmã são estudantes]    [Eles são estudantes]
Jake
and Sara

have three cats —-> They
have three cats
[Jake
e Sara têm três gatos] Eles têm três gatos.

  • I
    (eu) é sempre escrito com letra maiúscula, em qualquer lugar da
    frase!

exemplo
significado
I
am from Brazil.
Eu
sou do Brasil.
John
and I
are friends.
Eu e
o John somos amigos.



  • Emprega-se
    you
    não só no singular como também no plural. Como você sabe se o
    you
    que uma pessoa está usando é singular ou plural? Pelo restante da
    frase, ou às vezes pelo contexto da conversa.

exemplo
significado
You
are a great doctor.
Você
é um(a) grande médico(a).
You
are good dentists.
Vocês
são bons dentistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário