sábado, 22 de junho de 2013

RELATÓRIO DE ESTÁGIO ENSINO MÉDIO



UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA
  
RONALDO DA CONCEIÇÃO SOUSA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO
ENSINO MÉDIO



 

A prática é quem leva alguém a realizar funções dentro da normalidade da perfeição.
O estágio é uma situação onde o acadêmico coloca em prática tudo o que ele apreendeu teoricamente no decorrer do curso, no meu caso, curso de Letras-EAD, com habilitação em língua portuguesa.
Alternei o meu estágio do ensino médio em prédios diferentes. O fato se deu por causa da minha disponibilidade ora favorável ora não. Vou explicar melhor. Sou professor das séries iniciais em uma escola municipal, na zona rural da cidade de Dom Eliseu, Pará. Devido à distância do meu posto de trabalho para a sede. O que me favoreceu foi o fato de que a Escola Luis Gualberto Pimentel dispõe de salas de extensão, realizei meu estágio nas turmas de 1º, 2º e 3º ano, nas disciplinas de Português e Literatura em duas escolas de Dom Eliseu e uma da localidade vizinha, Itinga do Pará, futura BelaVista, digo isso devido a um processo de emancipação que tramita por lá. O professor responsável pelas turmas acima relacionadas é nada menos que Paulo Frontin Pio dos Santos, um grande nome, quando se refere a professores de língua portuguesa no município.
Como já relatei antes, no estágio do ensino fundamental, a escola Luis Gualberto Pimentel possui boa localização, digamos que ela fica literalmente no centro de Dom Eliseu o que em questão de mobilidade possibilita um bom acesso aos alunos. O colégio tem salas grandes, boa iluminação e bem arejada o que a meu ver contribui para um bom desempenho tanto do docente quanto do próprio aluno. Os prédios de extensão dispensam comentário, possuem as mesmas características da instituição principal.
Não diferente do estágio no ensino fundamental, o estágio do ensino médio me possibilitou a verificar problemas que, só mesmo estando de fora é que se pode ser notado tais como a falta de disciplina dos alunos, falta de compromisso e somado a tudo isso a falta de expectativa quanto ao fim desse grau de escolaridade do alunado.
Esse estágio vem sendo de grande valia para minha graduação e, sobretudo carreira, essa transição de aluno para professor-professor para aluno trouxe-me bastante riqueza enquanto pessoa, apesar de que eu já esteja em sala de aula há mais de dez anos tem sido uma experiência boa de realizar.



DOM ELISEU-PA
2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário