quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013



RECREAÇÃO

HISTORIA
A recreação teve sua origem na pré historia, quando o homem primitivo se divertia festejando o inicio da temporada da caça, ou a habitação de uma nova caverna.

O QUE É RECREAÇÂO ?
A palavra provem de verbo latino RECREARE que significa, reproduzir, renovar e recrear. A recreação compreende, portanto, todas as atividades espontâneas, prazerosas que o individuo busca para melhor ocupar seu tempo livre.

IMPORTÂNCIA DO LAZER
Durante o Governo Vargas, toda uma serie de medidas foi baixada em beneficio dos trabalhadores: além do salário mínimo, regulamentação de férias, aposentadoria e a legalização da jornada de trabalho de 8 horas (CLT). Isso ocasionou problemas de ordem social, emprego das horas de lazer de uma maneira saudável, a incapacidade de utilizar o tempo livre leva o indivíduo ao ócio. Para a solução desse problema duas alternativas:
a)      Ensinar a organizar a vida nas horas livres
b)      Criar um sistema de recreação

EDUCAÇÃO PARA O LAZER
A criança precisa ser educada para o bom aproveitamento do lazer,já que, para elas, as brincadeiras e as formas de jogos são limitadas.

RECREIO ESCOLAR
Recreio dirigido – a criança aprende a brincar
Recreio orientado – orientação na escolha das atividades
Recreio organizado – o professor organiza e dirige as atividades

IMPORTÂNCIA DA RECREAÇÃO NO MUNDO INFANTIL
Através dos jogos podemos descobrir a personalidade da criança, pois ela demonstra o que sente e que tipo de temperamento possui: tímida, irrequieta, agressiva, alegre, calma, temperamental, líder,egoísta,teimosa,introvertida,extrovertida,nervosa,excitada, etc. Podemos canalizar e modificar o temperamento das crianças enquanto são pequenas, mais tarde podem surgir problemas de ordem psíquica difíceis de ser controlados. Por isso a importância da recreação para as crianças, pois aprendem a aceitar, controlar suas emoções, expandir os seus sentimentos, a criar novas situações conviver em grupos homogêneos respeitando a individualidade de cada um.








ATIVIADADES RECREATIVAS
a)      Recorte
b)      Colagem
c)      Pintura
d)      Origami ( dobraduras)
e)      Historias (Ex: O menino rico)
f)        Brinquedo cantado
g)      Parlendas




JOGOS

DEFINIÇÃO

É uma atividade ou ocupação voluntaria, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “ vida cotidiana”
(Huizinga, 1996, p.33)

DIVISÃO

a)      Conteste – atividade física na qual se introduz um fator psíquico baseado numa situação estimulante = desafio.
Ex: vamos ver quem consegue chegar primeiro, pular mais alto, mais distante.
b)      Jogo organizado – possui regras, que devem ser cumpridas pelos seus participantes.

FUNÇÃO

a)      Estimuladora – traz ao organismo, entre outros estímulos, necessários ao crescimento dos órgãos ,controlemos o sistema nervoso.
b)      Compensadora – substitui a realidade, proporcionando oportunidade de despertar as tendências que a vida cotidiana não consegue.
c)      Catártica – liberação das tendências anti- sociais, dos instintos agressivos, através do jogo uma descarga momentânea.
d)      Disciplinadora – cumprimento de regras dosam seu comportamento.
e)      Terapêutica – através da expansividade do momento, consegue-se esquecer os problemas durante o período de atividade depois ter mais forças para encará-las.
f)        Socializadora – por ser em grupo 
                                                                              




TIPOS DE JOGOS

4.1 Quando a dificuldade

      a) pequenos jogos – simples com regras fáceis.
      b)grandes jogos – regras especificas, complexas peculiares a um determinado esporte

4.2 Quanto a intensidade

     a) ativos – todos participantes ao mesmo tempo (basquete)
     b) moderados – uns participantes enquanto outros esperam sua vez de participar (corrida de 
        estafeta)
     c)  calmo – sentados, cantando (choque)

4.3 Classificação

     a) jogos motores – segundo as características desenvolvem força, destreza,coordenação motora e
        velocidade de movimentos.
     b) sensoriais – atuam sobre os sentidos.
     c) psíquicos :
       - afetivos  - desenvolve as sensações de prazer
       - intelectuais – desenvolvem as qualidades intelectuais ( xadrez, jogos de memória)

4.4 Quanto as funções especiais

     a) Jogos de competição

         - individual – caracteriza-se pela disputa ( força, destreza, agilidade)
         - coletivo – predomina o espírito de equipe

    b)  Caça – uns se esconde enquanto outros procuram quem se escondem

Nenhum comentário:

Postar um comentário