terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PLANEJAMENTO DE ENSINO RELIGIOSO-2014



PLANEJAMENTO DE ENSINO RELIGIOSO
Escola: Presidente Médice
Disciplina: Religião          Prof.:Ronaldo Russou

OBJETIVOS GERAIS:

• conhecer os diferentes significados dos símbolos religiosos na vida, na convivência com as pessoas e nos grupos sociais, compreendendo-os;
• perceber que os símbolos religiosos expressam a ideia do Transcendente de maneiras diversas nas diferentes tradições religiosas, respeitando-os;
• valorizar o diálogo, como a forma de resolver conflitos de maneira eficaz e principalmente, inteligente;
• entender as normas coletivas e interiorizar valores humanos por meio do convívio para além do mundo familiar;
• conhecer e compreender os diferentes significados dos símbolos religiosos na vida e convivência com o outro;
• compreender que sua identidade religiosa se constrói em reciprocidade com o outro;
• perceber que a ideia do Transcendente pode ser expressa de maneiras diversas pelos símbolos religiosos;
• perceber o valor da reverência ao Transcendente, que é Um só e expresso de maneiras diversas pela simbologia religiosa e com diferentes expressões e nomes;
• adotar no dia-a-dia atitudes baseadas nos valores éticos, de solidariedade, de cooperação, de tolerância e de repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
• conhecer os elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no próprio contexto social (familiar e escolar);
• analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
• compreender o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável;
• refletir o sentido da atitude moral, como consequência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
• formular questionamentos existenciais, em profundidade, dando respostas adequadas embasadas nas informações obtidas;
• perceber que as representações do Transcendente de cada tradição religiosa se constituem no valor supremo de uma cultura;
• desenvolver seu espírito de participação adquirindo critérios para a formação de seus juízos de valores e aprofundando as motivações para a autêntica cidadania;
• eleger critérios de ação pautados na justiça, detectando e rejeitando a injustiça quando ela se fizer presente, assim como criar formas não violentas de atuação nas diferentes situações da vida;
• conduzir-se coerentemente por determinadas regras, legitimadas por convicção de princípios de que estas regras representam valores morais;
• analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
• compreender o significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas;
• refletir sobre o sentido da atitude moral, como consequência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• ter a capacidade de dialogar, pressuposto essencial à convivência democrática;
• cuidar de lugar público como patrimônio de todos, cujo zelo é dever de todos.
• conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do transcendente no decorrer dos tempos.
• analisar as diferentes mudanças culturais que determinaram as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.

5º ANO

CONTEÚDOS
• Palavra sagrada para os povos; Respeito à vida, bem maior do homem;
• Os acontecimentos religiosos são a origem de mitos e segredos sagrados na história dos povos.
• A busca do Transcendente em práticas religiosa e nos mistérios;
• As práticas religiosas e os desígnios do Transcendente.
• As práticas religiosas e a relação com o Transcendente.
• Os símbolos são significativos e necessários para as Tradições Religiosas se expressarem e para nosso cotidiano.
• História das narrativas sagradas orais etimologicamente significa fábula, narrativa na qual a palavra é usada para transmitir e comunicar coletivamente a tradição oral, preservando a sua memória e garantindo a continuidade da cultura;
• Elaboração de um calendário rudimentar das celebrações (datas comemorativas) das diferentes Tradições Religiosas;
• Visualização no mapa dos locais de predominância das diferentes
Tradições Religiosas;
• Entendimento da dimensão da religiosidade humana e sua relação com o Transcendente por meio do conhecimento das várias cerimônias religiosas;
• Montagem de painéis com os diferentes nomes com os quais o Transcendente é chamado nas Tradições Religiosas, classificando-os conforme matriz de origem;
• Pesquisa, seleção e discussão de mitos criados ao redor de crendices, da culinária, da linguagem;
• Socialização de histórias da família, com o grupo;
• Pesquisa de letras de músicas que abordam questões sociais (religiosidade, valores humanos);
• Reflexão sobre os interesses (econômicos, sociais, políticos, religiosos) envolvidos na criação e disseminação dos mitos;
• Pesquisa de mitos sobre a criação do mundo a partir das Tradições Religiosas mais significativas.

6º ANO

CONTEÚDOS
A ideia do Transcendente
• Os significados do Transcendente na vida;
•A construção da idéia do Transcendente no tempo e no espaço. Função política das ideologias religiosas
• A construção da verdade dos discursos religiosos.
• O sistema de valores determinando atitudes e comportamentos em vida de objetivos religiosos.
• As práticas religiosas e os mistérios. Revelação
• As verdades sagradas como referenciais da vontade do Transcendente.
• A autoridade fundamentada do discurso religioso.
Leitura mítico-simbólica das tradições religiosas no contexto sociopolíticocultural.
• Contato com os textos sagrados permitindo a sensibilização para o mistério pelo entendimento do sobrenatural que sustenta a dimensão religiosa.
• Construção de painéis com os vários conceitos de Transcendente.
• Coleta de dados sobre os diferentes significados do Transcendente na vida das pessoas, observando como expressam diferentes cosmovisões.
• Coleta de ideias sobre Deus por meio de ditos, provérbios e expressões populares, músicas, entre outros.
• Avaliação da idéia do Transcendente nos textos orais e escritos expressa nas diferentes crenças dos alunos.
• Valorização da evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas, no decorrer dos tempos.
• Respeito à formação histórica da idéia do Transcendente e que nas diferentes mudanças culturais perceba como as ideologias religiosas chegam a determinadas verdades.
• Valorização das narrativas e textos sagrados como verdade na experiência mística de um povo, ultrapassando seu contexto sociopolítico–religioso.
• Adoção de postura ética sobre o fenômeno religioso, a partir da relação cultura – tradição religiosa.


7º ANO

CONTEÚDOS
• Leitura mítico-simbólica das tradições
• Valorização da evolução da estrutura organizações humanas religiosas no contexto sociopolíticoreligiosa nas organizações humanas.
• A evolução da estrutura religiosa no decorrer dos tempos. Tradições religiosas.
• A sistematização da idéia do entendimento do sobrenatural.
• Valorização das narrativas e textos religiosos. Contexto cultural dos textos sagradosorais e escritos
• A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no.
• Demonstração no mapa-múndi do local geográfico de origem das tradições religiosas.
• Pesquisa em grupo sobre a origem das tradições elencadas.
• Observação das influências culturais que mística de um povo, ultrapassando seu contexto sociopolítico–religioso.
•A construção da idéia do Transcendente no tempo e no espaço. Função política das ideologias religiosas
• A construção da verdade dos discursos religiosos.
• O sistema de valores determinando atitudes e comportamentos em vida de objetivos religiosos.
• As práticas religiosas e os mistérios. Revelação
• As verdades sagradas como referenciais da vontade do Transcendente.
• A autoridade fundamentada do discurso religioso.
Leitura mítico-simbólica das tradições religiosas no contexto sociopolíticocultural.
• Contato com os textos sagrados permitindo a sensibilização para o mistério pelo entendimento do sobrenatural que sustenta a dimensão religiosa.
• Construção de painéis com os vários conceitos de Transcendente.
• Coleta de dados sobre os diferentes significados do Transcendente na vida das pessoas, observando como expressam diferentes cosmovisões.


8º ANO

CONTEÚDOS
•A experiência religiosa, elemento vital para o fiel.
• A vivência com o mistério do Transcendente pelos ensinamentos, ritos e tradições.
• As exigências e qualidades éticas do procedimento humano na perspectiva da Tradição Religiosa.
•A construção da ideia do Transcendente no tempo e no espaço. Função política das ideologias religiosas
• A construção da verdade dos discursos religiosos.
• O sistema de valores determinando atitudes e comportamentos em vida de objetivos religiosos.
• As práticas religiosas e os mistérios. Revelação
• As verdades sagradas como referenciais da vontade do Transcendente.
• A autoridade fundamentada do discurso religioso.
• Leitura mítico-simbólica das tradições religiosas no contexto sociopolíticocultural.
• Contato com os textos sagrados permitindo a sensibilização para o mistério pelo entendimento do sobrenatural que sustenta a dimensão religiosa.
• Construção de painéis com os vários conceitos de Transcendente.
• Coleta de dados sobre os diferentes significados do Transcendente na vida das pessoas.
   
9º ANO

CONTEÚDOS
• A experiência religiosa na busca de superação da finitude humana Verdades de fé
• A verdade nas Tradições Religiosas sob a ótica da fé;
• A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das Tradições Religiosas.
• As respostas elaboradas para vida além da morte pelas Tradições Religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada)
• O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além-morte.
• Leitura mítico-simbólica das tradições religiosas no contexto sociopolíticocultural.
• Contato com os textos sagrados permitindo a sensibilização para o mistério pelo entendimento do sobrenatural que sustenta a dimensão religiosa.
• Elaborar uma pesquisa sobre o fato “morte”.
•Observar o comportamento das pessoas diante do fato morte veiculado pelos meios de comunicação social.
• Adoção de postura quanto aos limites éticos estabelecidos pelas tradições religiosas através de normas, crenças e doutrina, visando à formação de uma consciência moral.
• Respeito às tradições religiosas no conhecimento das dimensões do relacionamento humano, identificando-os como exercícios de autoconhecimento, do conhecimento do Transcendente e do
Mundo.
•A construção da ideia do Transcendente no tempo e no espaço. Função política das ideologias religiosas
• A construção da verdade dos discursos religiosos.
• O sistema de valores determinando atitudes e comportamentos em vida de objetivos religiosos.
• As práticas religiosas e os mistérios. Revelação
• As verdades sagradas como referenciais da vontade do Transcendente.
• A autoridade fundamentada do discurso religioso.
Leitura mítico-simbólica das tradições religiosas no contexto sociopolíticocultural.
• Contato com os textos sagrados permitindo a sensibilização para o mistério pelo entendimento do sobrenatural que sustenta a dimensão religiosa.
• Construção de painéis com os vários conceitos de Transcendente.
• Coleta de dados sobre os diferentes significados do Transcendente na vida das pessoas, observando como expressam diferentes cosmovisões.

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