terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA 5ª SÉRIE 2014



Planejamento Anual de Matemática                         
Escola: Presidente Médice
Disciplina: Matemática        Prof.:Ronaldo Russou
Turno:______________ Turma: Ano: 6º

ESTRATÉGIAS: Selecionar algumas situações-problema do cotidiano  e entregar para os alunos (divididos em grupo). Em seguida, pedir para que façam a leitura e interpretação do problema e encontre a solução do mesmo. Na sequência, as várias representações (desenhos, tabelas, árvore de possibilidades, esquemas etc), elaboradas pelos alunos, serão socializadas. Neste momento, o professor faz as devidas intervenções, comparando as respostas obtidas e os critérios usados pelos alunos, fazendo um painel na lousa, valorizando todas as respostas e tentativas, favorecendo a discussão, troca de ideias, busca de soluções  etc, ajudando os alunos a aceitar as diversas soluções dos colegas e compreender a lógica de outras soluções.
RECURSOS: lápis, papel, borracha, calculadora comum, livro didático de Matemática, caderno do professor e do aluno.
AVALIAÇÃO: Observar o envolvimento dos alunos  na atividade proposta. Propor atividades diagnósticas para avaliar a aprendizagem dos alunos. Avaliação individual.
OBJETIVOS GERAIS: resolver problemas matemáticos que envolvam as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Aplicar e resolver as propriedades da adição.
• Identificar em uma subtração as sua partes: minuendo, o subtraendo e a diferença.
• Relacionar a multiplicação com a adição.
• Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto.
• Aplicar e resolver as propriedades da multiplicação.
• Identificar em uma divisão exata e não exata o dividendo, o divisor, o resto e o quociente.
• Conseguir perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa.
Avaliação contínua: Envolvimento dos alunos na atividade proposta, soluções dos grupos e avaliações escritas.
Propor outras situações problema que envolva o cotidiano do aluno, realizando as necessárias orientações.·.

CONTEÚDO:
-Adição
-Subtração
-Divisão
-Multiplicação
- Números Romanos (letras, regras e exemplos)
- Números Naturais (definição e representação simbólica)
- Expressões Numéricas
Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum
- Conceitos importantes (números primos, compostos...)
- Decomposição em Fatores Primos
- Determinação dos Divisores de um Número
- MDC (Máximo Divisor Comum)
- MMC (Mínimo Múltiplo Comum)
Frações
- Frações Equivalentes
- Adição e Subtração de Frações
- Multiplicação e Divisão de Frações
- Potenciação e Radiciação de Frações
- Números mistos
- Introdução e exemplos
- Adição e Subtração de Números Decimais
- Multiplicação e Divisão de Números Decimais
- Dízima periódica
- Dízima simples
- Dízima composta
- Ponto, Reta e plano
- Posições Relativas de Duas Retas em um Plano
- Figuras geométricas
- Ângulos
- Tipos de ângulos
- Polígonos
- Classificação dos polígonos
- Classificação dos triângulos
- Quadriláteros
- Perímetro de um polígono
- Circunferência e círculo
- Comprimento de uma circunferência
Sistemas de Medidas
- Medidas de comprimento
- Medidas de superfície
Áreas das Figuras Planas
- Medidas de volume
- Medidas de capacidade
- Medidas de massa
- Medidas de tempo
-Situação-problema
-Expressão Numérica



Nenhum comentário:

Postar um comentário