segunda-feira, 26 de março de 2012

DOM ELISEU--ESCOLA LEOPOLDO CUNHA: HORTA ESCOLAR - UM BEM NECESSÁRIO






Introdução


A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.

O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.

Objetivos:


Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;

Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
Conhecer técnicas de cultura orgânica;
Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
Cooperar em projetos coletivos;
Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;

Instalação e Manejo da Horta

A escolha do local está vinculada a disponibilidade de sol, água, condições de terreno e proteção de ventos fortes e frios. Poderá ser implementada em área retangular, cercada com alambrado e com um portão de acesso. Deve-se observar que o acesso das crianças a horta não deve oferecer risco algum de acidentes.


Critérios para escolha do local para implantação da Horta


Local Ensolarado: as hortaliças são plantas de crescimento rápido, mas precisam de muita luz para crescerem sadias e rapidamente.


Local próximo à água: água de boa qualidade e abundante é muito importante para a horta.


Terreno bem drenado: as raízes das hortaliças respiram em terrenos compactados ou encharcados a quantidade de ar disponível no solo é insuficiente para a respiração das raízes, atrasando o crescimento e ocasionando em muitos casos o aparecimento de doenças nas raízes.


Composição do solo: analisando o solo, encontramos 4 elementos (argila, areia, a e matéria orgânica).


Local protegido: mesmo as plantas que vegetam na época fria, não apreciam ventos fortes e frios: o vento além de estragar folhas e frutos, aumenta muito o consumo de água.



Materiais necessários


Os materiais básicos definidos para um manejo adequado são:


 Ancinho – utilizado para nivelar o terreno e retirada do mato capinado

 Colher de Jardineiro – utilizado em operações de transplante de plantas
 Enxada – usada para misturar adubos, terra e nas capinações.
 Garfo – coleta de mato e folhagem
 Regadores de diferentes tamanhos permitindo manuseio das crianças
 Sacho – para aforamento da terra a capina entre linhas de plantas.

Semeadura ou Plantio


1) Sementeira – A sementeira pode ser de material reutilizável. Como regra, a profundidade das sementes das hortaliças a serem semeadas dependerá do tamanho da semente. A sementeira deve ser previamente umedecida e ser mentida úmida com regas pela manhã e tarde.



2) Transplante – O transplante é feito após as mudas apresentarem 4 a 6 folhas. Observar que a sementeira deverá ser molhada para a retirada das mudas.




Seleção de Hortaliças para Plantio


Classificação segundo o consumo (alguns exemplos):


a) Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga;

b) Hortaliças Frutos – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha;
c) Hortaliças Flores - couve flor, brócolos, alcachofra;
d) Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete, nabo;
e) Hortaliças Condimentos – alho, cebolinha, salsa, coentro.


Manejo da Horta


Serão levadas a efeito no manejo da horta:


 Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação;

 Retirar plantas invasoras;
 Afofar a terra próxima ás mudas;
 Completar nível de terra em plantas descobertas;
 Observar fitossanidade da horta (insetos e pragas, fungos, bactérias e vírus);

Colheita e Higienização


A colheita será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças. Será realizada a higienização com auxílio das merendeiras.


Consumo


A colheita após higienização será servida como parte da merenda escolar reforçando a alimentação das crianças e proporcionando maior variedade nas opções presentes.


Responda:
FAÇA UM BREVE LEVANTAMENTO DAS VERDURAS E LEGUMES QUE PODERÃO SER PLANTADOS NA SUA ESCOLA E QUE PODERÃO SER UTILIZADOS NA MERENDA ESCOLAR.



EXERCÍCIO

1) Reuna os funcionários da sua escola, os alunos e, se possível, a comunidade escolar, escolha um local ensolarado e façam, pelo menos 1 canteiro, plante nele cheiro verde (cebolinha, salsa e coentro, se quierem poderão ampliar este horizonte. regue tudo e faça um relatório, desde a escolha do local até o processo final da confecção do canteiro.

Obs.: CAso não haja espaço, poderá usar caixotes de madeira ou outro recipiente para o plantio.

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