segunda-feira, 19 de março de 2012

Lição de casa


1. A ilustração representa o sistema solar. Observe-a com atenção e faça as atividades solicitadas.
 
a) Na ilustração, escreva o nome da estrela que ilumina os astros que formam o sistema solar.
b) Escreva o nome dos planetas.
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c) Contorne ou pinte de:
• Azul – o planeta onde vivemos.
• Vermelho – o planeta que está mais próximo do Sol.
• Verde – o planeta localizado entre a Terra e Júpiter.
• Laranja – a maior planeta do Sistema Solar.
• Marrom – os três planetas mais frios.
• Roxo – o planeta que possui anéis luminosos.
• Cor-de-rosa – o segundo planeta mais próximo do Sol.
2. No mapa-múndi, escreva os nomes:

a) dos seis continentes e dos cinco oceanos.
b) dos principais paralelos.
c) do meridiano de Greenwich.
 
3. No globo, pinte de:
a) vermelho – a zona tropical.
b) laranja – as zonas temperadas do Norte e do Sul.
c) amarelo – as zonas glaciais Ártica e Antártica.


4. Relacione as colunas.
(a) Zona tropical                                               (  ) temperaturas amenas com estações bem definidas

(b) Zona temperada                                         (  ) zonas mais frias no nosso planeta

(c) Zona glacial                                                (  ) predominam climas quentes
5. No mapa do Brasil, pinte de:
a) verde – a região Norte.
b) amarelo – a região Nordeste.
c) laranja – a região Sudeste.
d) vermelho –a região Sul.
e) roxo – a região Centro-Oeste.
6. Observe o mapa da atividade anterior e responda ao que se pede.


a) Estado da região Sudeste que não é banhado pelo Oceano Atlântico.
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b) Estado da região Sul cuja capital é Curitiba.
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c) Estados da região Norte atravessados pela linha do Equador.
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d) A região brasileira que possui o maior número de estados.
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Gabarito

1. A ilustração representa o sistema solar. Observe-a com atenção e faça as atividades solicitadas.
a) Na ilustração, escreva o nome da estrela que ilumina os astros que formam o sistema solar.
Resposta: Sol
b)Escreva o nome dos planetas.
Resposta: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão.
c) Pinte de:
• azul – o planeta onde vivemos. Resposta: Terra
• vermelho – o planeta que está mais próximo do Sol. Resposta: Mercúrio
• verde – o planeta localizado entre a Terra e Júpiter. Resposta: Marte
• laranja – a maior planeta do sistema solar. Resposta: Júpiter
• marrom – os três planetas mais frios. Resposta: Urano, Netuno e Plutão
• roxo – o planeta que possui anéis luminosos. Resposta: Saturno
• cor-de-rosa – o segundo planeta mais próximo do Sol. Resposta: Vênus
2. No mapa-múndi escreva os nomes:
a) dos seis continentes (América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida) e dos cinco oceanos (Atlântico, Pacífico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico).
b) dos principais paralelos: Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Ártico.
c) do meridiano de Greenwich.

3. No globo, pinte de:
a) vermelho – a zona tropical.
b) laranja – as zonas temperadas do Norte e do Sul.
c) amarelo – as zonas glaciais Ártica e Antártica.

4. Relacione as colunas.
(a) Zona tropical (b) temperaturas amenas com estações bem definidas
(b) Zona temperada (c) zonas mais frias no nosso planeta
(c) Zona glacial (a) predominam climas quentes

5. Professor, observe se o aluno contemplou a confecção do mapa de acordo com o enunciado.

6. Observe o mapa da atividade anterior e responda o que se pede.
a) Estado da região Sudeste que não é banhado pelo Oceano Atlântico.
Resposta: Minas Gerais.
b) Estado da região Sul cuja capital é Curitiba.
Resposta: Paraná.
c) Estados da região Norte atravessados pela linha do Equador.
Resposta: Amazonas, Roraima, Amapá e Pará.
d) A região brasileira que possui o maior número de estados.
Resposta: Nordeste.

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