sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Planejamento EJA 4ª Etapa 2012

Ciências - Planejamento Escolar - 4ª Etapa - EJA (exceto Português, Matemática e Inglês)

Bimestre: 1º
Níveis de Organização do Corpo Humano
As células, tecidos, órgãos e sistemas(Tipos e conceitos)
Sistema digestório
Sistema circulatório
Sistema urinário

Bimestre: 2º
A Reprodução Humana
O sistema genital masculino
O sistema genital feminino
Ovulação, fecundação, menstruação
A gravidez
Métodos contraceptivos
O aborto

Bimestre: 3º
Unidade quimica (noções)
Conceito de matéria
Propriedades gerais de matéria
Noções de atomística
Substâncias simples e compostas
Classificação periódica dos elementos
Misturas e combinações

Bimestre: 4º
Cinemática
Dinâmica
Termologia

HISTÓRIA- Planejamento Escolar - 4ª Etapa - EJA

Bimestre: 1º

Exploração comercial Européia na América Latina
O processo de colonização no Brasil
A administração colonial
Economia canavieira
Sociedade colonial

Bimestre: 2º
A crise do sistema colonial Português
O processo de independência no Brasil
As rebeliões indígenas, negras e anticolonialista
O primeiro reinado
As regências
A sociedade imperial brasileira

Bimestre: 3º
A transição do Império para a República
A república brasileira
Os novos donos do poder
No tempo dos cafeicultores
As rebeliões sociais de caráter messiânico e urbano
A revolução de trinta e a Era Vargas
A república brasileira e o Golpe de 64
O Regime Militar
A nova república

Bimestre: 4º
O Mundo Contemporâneo
Revolução francesa
Revolução industrial
Conjuntura Européia no início do século XX
1ª Guerra Mundial
Revolução Russa
Os regimes totalitários
Facismos e nazismos
A crise de 29
Guerra Fria
Globalização

GEOGRAFIA- Planejamento Escolar - 4ª Etapa - EJA

Bimestre: 1º

Paisagem, lugar, espaço e território
Sistemas socioeconômicos
Feudalismo e Capitalismo
Guerra Fria e a origem do 1º,2º e 3º mundo
Oposição Norte e Sul
Nova Ordem Mundial
O surgimento do processo de globalização

Bimestre: 2º
América do Norte
América do Sul
América Central
América Andina
América Platina

Bimestre: 3º
A Europa e todos os seus aspectos (naturais, sociais econômicos e etc.)
Região da Europa
População e economia

Bimestre: 4º

Continente Africano e seus aspectos naturais, culturais e econômicos
Continente Asiático e seus aspectos naturais, culturais e econômicos
Continente gelados (Antártida e o Ártico e seus aspectos socioculturais)

EDUCAÇÃO FÍSICA- Planejamento Escolar - 4ª Etapa - EJA

Bimestre: 1º

História da arte Arte moderna: expressionismo, naturalismo, cubismo
Desenhos: técnicas de pintura, ampliação e redução de desenhos
A importância da Arte como matéria do cotidiano

Bimestre: 2º
Arquitetura urbana
Estrutura da cidade
Desenvolvimento da arte no Brasil
Modernismo
Diversidade cultural
Marketing
Logo marca
Logotipo
Slogan
Festas juninas

Bimestre: 3º

Personalidades de pinturas e obras
Personalidades da arquitetura e obras
principais autores e obras Literária
Mural ilustrado
Entrevista
Mural informativo

Bimestre: 4º

Patrimônio cultural
Acervos públicos
Diferentes padrões artísticos
A arte paraense
Ritmos
Dramatizações

OBJETIVOS GERAIS

No processo de ensino-aprendizagem dos diferentes ciclos do ensino fundamental, espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania. Para isso a escola deverá organizar um conjunto de atividades que, progressivamente, possibilite o aluno:
•    Utilizar e desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando descriminações e desenvolvendo capacidade de uso diário como( saber fazer uso de deus direitos e também deveres
•    considerar as diferente condições de produção do discurso;
•    Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio.
•    Contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões;
•    Identificando e repensando juízos de valor tanto socioideológicos Reafirmando a sua identidade cultural e social;
•    Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade.
•    Valorizando sua cultura e seu conhecimento;
•    Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

•    Através das atividades sobre o tema Cidadania pretende-se despertar a consciência social e política, dos direitos pré-estabelecidos quando os mesmo não são respeitados, assim promover a dignidade das pessoas e a sua inclusão na sociedade numa relação de igualdade e liberdade entre as pessoas. Compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres políticos,civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
•    No que se refere ao tema Sexualidade enquanto tema transversal pretende-se despertar a consciência sobre como prevenir as DST”s,transmitir valores, atitudes e comportamento, esclarecer limites, enfim uma visão consciente da sexualidade, sem preconceitos e .
•    Considerando que a Tecnologia desempenha um papel importante na vida, pode ajudar o aluno a pensar de maneira lógica sobre os fatos do cotidiano e a resolver problemas práticos de forma mais simples, tende- se a orientá-lo cada vez mais nesse sentido, o principal objetivo está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.

METODOLOGIA
•    Realização de atividades orais e escritas
•    Incentivo ao debate
•    Atividades de pesquisas
•    Exercício dos conteúdos e resoluções
•    Socialização de exercícios através de troca de atividades
•    Exposição de trabalhos
•    Promover a discussão sobre um tema proposto
•    Sugestões de leituras

RECURSOS DIDÁTICOS

•    Uso do quadro
•    Textos
•    Jornais
•    Revistas
•    Dicionário
•    Vídeo
•    Internet
•    Livro didático

AVALIAÇÃO

•    Frequência
•    Participação
•    Interesse
•    Teste Simulado
•    Redação
•    Atividade de Pesquisa
•    Debates
•    Leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário