A carne usada para preparar os sanduíches mais famosos do mundo pode estar com os dias contatos. Isso porque pesquisadores da Universidade Maastricht, nos Países Baixos, anunciaram estarem próximos de produzir o primeiro hambúrguer sintético em laboratório.
Dr. Mark Post, considerado um dos principais pesquisadores da “carne sintética” no mundo, explica que usaram células-tronco de tecido muscular de bois para produzir células musculares adultas. A intenção dos cientistas é conseguir uma carne mais saudável, rica em proteínas e com menor teor de gordura, além de substituir a criação de gado, considerada pelos estudiosos como uma das atividades humanas mais agressivas ao meio ambiente.
O metano liberado pelos gazes e arrotos dos bois e vacas é considerado um dos maiores poluentes do ambiente. Para Post, a carne artificial pode reduzir esse dano em mais de 60%. As fibras desenvolvidas pelos pesquisadores se parecem com filetes de alguns frutos do mar. A equipe pretende misturá-las com sangue e gordura – tudo desenvolvido artificialmente – para criar o tão esperado hambúrguer sintético. Agora, falta o mais importante, desenvolver o sabor.